Busca:

domingo, 25 de agosto de 2019


ANÁLISE & POLÍTICA
ROBERTO MONTEIRO PINHO


O leilão da Petrobras, Correio, EBC e Eletrobras

O governo federal anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, a ampliação do seu programa de privatizações e concessões. Além da desestatização de 17 empresas, o Palácio do Planalto pretende repassar para a iniciativa privada presídios e parques nacionais.

Todos os presídios

O governo informou que irá estudar a estruturação de projetos pilotos de unidades prisionais nos estados. A quantidade de presídios incluída na proposta não foi detalhada. Em nota, o Palácio do Planalto cita a superlotação, necessidade de criação de vagas e a baixa capacidade de investimentos dos estados para ampliar e gerir a infraestrutura necessária.

Listão com as empresas

Também foi incluído no programa a concessão do Parque Nacional de Lençõis Maranhanaes, do Parque Nacional de Jericoacoara, e do Parque Nacional do Iguaçu.
"Já abrimos estudos que envolvem Telebras, Correios, Porto de Santos, Lotex, Datraprev, Serpro, Ceagesp", citou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Entre as empresas que devem constar na lista completa de privatização do governo de Jair Bolsonaro estão: Eletrobrás, Correios, Telebrás, Casa da Moeda, Emgea, ABGF, Serpro, Dataprev, Ceagesp, Ceasaminas, CBTU, Trensurb, Codesa, EBC, Ceitec, Lotex, Codesp e ainda a Petrobras.

Os incêndios na Amazônia

Um despacho do presidente Jair Bolsonaro, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no domingo (25), autorizou o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios florestais no Acre, Mato Grosso e Amazonas. Os estados do Acre, Mato Grosso e Amazonas pediram apoio oficial das Forças Armadas no combate aos incêndios.

Com isso, são sete os estados que solicitaram apoio federal nas operações de combate aos incêndios. Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará já haviam feito o pedido na sexta -feira (23), quando o presidente assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que permite a atuação dos militares da União. A medida vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal. 
Segundo o texto, o emprego dos militares será autorizado apenas mediante requerimento do governador de cada estado da região. A Amazônia Legal é um território que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.

Exército mobilizou 44 mil homens na Região

No sábado (24), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que cerca 44 mil militares das Forças Armadas estão continuamente na Região Amazônica e poderão ser empregados nas operações.

Já o Ministério da Economia informou neste domingo (25), em nota, já ter aprovado o descontingenciamento imediato R$ 38,5 milhões do orçamento da Defesa para custear os trabalhos de combate aos incêndios conduzidos pelas Forças Armadas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) desde sábado (24) está empregando, duas aeronaves C-130 Hércules no combate aos focos de incêndio na Amazônia. Os aviões são operados pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte e têm usado o aeroporto de Porto Velho, em Rondônia, como base.

As multas do IBAMA...
O Ibama aplicou um terço a menos de multas a infratores ambientais em 2019 do que no mesmo período do ano passado, segundo dados do próprio órgão.A queda no número de autuações coincide com um aumento dos registros de desmatamento e de incêndios florestais em 2019. Considerando todos os tipos de infração ambiental em todo o país, o Ibama diminuiu em 29,4% as autuações até sexta-feira (23), quando comparado com o mesmo período de 2018.
Governo travou multas
Segundo servidores, ex-servidores, autoridades e ambientalistas, a queda no número de multas está ligada a sinais emitidos pelo governo federal desde o começo do ano contra supostos excessos na fiscalização e a trocas de profissionais em postos-chave do Ibama.
Até 19 de agosto deste ano, o Brasil registrou 72,8 mil focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.
Responsabilidade
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi criado em 1989 e é a autarquia federal responsável por aplicar a Política Nacional de Meio Ambiente - que baliza as ações do governo para a área. O Ibama é ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e possui poder de polícia na área ambiental, atuando inclusive em áreas de particulares.

Haddad (PT) condenado por caixa dois nas eleições de 2012

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se manifestou após ser condenado na última terça-feira (19) por crime de caixa dois durante a campanha de eleições de 2012. O petista deve cumprir a pena de quatro anos e seis meses de prisão além de multa de 18 salários mínimos. 

Para a Folha de S. Paulo, Haddad diz que levou quatro anos para "provar que o Ricardo Pessoa (ex-presidente da UTC) havia mentido na delação dele."
"O juiz afastou essa acusação. E o que ele fez? Me condenou por algo de que não fui acusado", disse. 

Delação...

"Todas as testemunhas que escalamos mostram que a acusação do deletor era falsa", continua ele, que concorreu, pelo PT, à Presidência, campanha na qual foi derrotado por Jair Messias Bolsonaro  (PSL). "O juiz afastou a primeira acusação e me condenou por algo que não estava no processo: por ter declarado serviços na minha prestação de contas que não foram prestados. O inverso da denúncia original."

Para ele, esse nunca foi o objeto da ação. "Nunca fui chamado a responder essa questão, nenhuma das testemunhas foi questionada sobre isso. Eu não consigo entender."  Haddad disse que sofreu por quatro anos os efeitos da acusação que foi afastada pelo juiz eleitoral.

A imagem como forma de auto-estima/trabalho voluntário

Diante do espelho e do mundo, não raro a busca pelo encaixe nos padrões estéticos ditados pela moda, a preocupação em atender às expectativas alheias ou mesmo a rotina corrida distanciam o sujeito dele mesmo, gerando ruídos na comunicação e na percepção da própria imagem.
 . 
A Psicanalista, consultora de estilo e imagem, Míriam Lima destaca que o espelho revela muito mais sobre o indivíduo do que imaginamos. E que nenhuma consultoria especializada ou banho de loja é capaz de responder aos anseios que o sujeito tem, de fato. Nesse sentido, a imagem pessoal pode revelar mais do que está por dentro de todos nós.

Palestras

Consultora de imagem há 12 anos, Carol Meyer saiu incomodada de uma palestra depois de mais uma vez ouvir uma platéia aflita por se encaixar nos padrões estéticos vigentes. “Já percebia que muitas mulheres sofrem em busca da imagem perfeita, mas tive depoimentos tão fortes que me vi na obrigação de fazer algo de concreto. Pensei: 'Essa ditadura precisa acabar'.”

Também professora e escritora, autora do blog Dicas da Carol, a consultora de imagem Carol Meyer destaca que o Projeto Autoestima vem colhendo resultados. “Quando uma pessoa, homem ou mulher, se aceita e até gosta dos pequenos defeitos - afinal, todos nós os temos -, ela consegue atingir uma boa auto-estima, o que se reflete em todas as situações e relações da sua vida. E é fundamental se sentir bem para experimentar a plenitude em todos os sentidos.” 

Trabalho voluntário

O grupo, que objetiva facilitar o processo de confiança, segurança e aceitação entre os participantes, se reúne uma vez por mês, mantém uma conta no WhatsApp para troca de ideias e apoio mútuo e já fez ações pontuais em comunidades da cidade (com idosos na Igreja São Tarcísio, no Bairro Nova Cintra, e grupo de adolescentes grávidas no posto de saúde do mesmo bairro). Participam como parceiros voluntários o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, a psicóloga Lílian Lima, fotógrafos e outros profissionais.

“É muito interessante perceber como a imagem pessoal influencia até o nosso humor. Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma, nada lhe parece impossível e ela cultiva por si um grande respeito, reconhece o seu valor”, frisa Carol.