Busca:

sábado, 1 de julho de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

BOLSONARO: Decisão do TSE inflama a direita, extrema direita e conservadores

Segundo analistas políticos, e lideranças de partidos, a decisão que tornou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro inelegível até o ano de 2030, reascende a flama da direita, extrema direita e conservadores. O presidente da Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto, mandou seu recado no Twitter. (...) Não tem como acreditar no que está acontecendo: a primeira vez na história da humanidade que um ex-presidente perde os direitos políticos por falar. Vamos trabalhar dobrado e mostrar nossa lealdade ao Presidente Bolsonaro.

Bolsonaro foi acusado de abuso do poder político e dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, quando ele atacou, sem provas, as urnas eletrônicas e o TSE. Ele foi sentenciado a oito anos sem poder concorrer a cargos políticos, após ação movida pelo PDT, com um placar de 5x2 entre os votos dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embargos de Declaração e Recurso Extraordinário

Bolsonaro pode recorrer à própria Corte. A defesa do ex-presidente inclusive já adiantou que tentará reverter a Inelegibilidade. "Caso confirmada a condenação de Bolsonaro pelo TSE, caberão dois tipos de recursos por parte do ex-presidente: embargos de declaração ao próprio TSE e recurso extraordinário ao STF.

Para ambos, o prazo é de 3 dias após a publicação da decisão do TSE, todavia o prazo para Recurso Extraordinário é interrompido com a oposição de Embargos de Declaração, sendo reiniciado após a publicação do julgamento dos Embargos", afirma Antonio Carlos de Freitas Junior, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisa indica que comunismo atemoriza o brasileiro

Uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) realizada de 2 a 6 de março de 2023 e divulgada no dia 19 de março, na qual foram ouvidas duas mil pessoas de 128 municípios, revela que 44% dos entrevistados consideram que o Brasil corre o risco de virar um país comunista com Lula na presidência.

A ‘ameaça comunista’, como se sabe, foi um dos temas explorado na campanha eleitoral de Bolsonaro. Na época adjetivos a ideologia ganhou o slogan na Segunda Guerra Mundial quando americanos, levaram o comunismo, aos holofotes, com o aviso:  “comem criancinhas”

Segundo a cientista política Camila Rocha, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em entrevista ao jornal o Globo “A maior parte das pessoas associa o comunismo na América Latina com as situações de Venezuela e Cuba, combinações de um regime autoritário com realidades como fome e desabastecimento. Isso esteve muito presente nas narrativas do Bolsonaro” e destaca que em setembro de 2022, em um comício em Sorocaba (SP), ele disse, entre outras coisas, que Lula queria ‘impor’ o comunismo no Brasil.

Ataques pessoais de Lula x Bolsonaro mantém visibilidade nas mídias sociais

Setores do Partido dos Trabalhadores (PT), ainda temem pela estabilidade da administração do presidente Lula. A preocupação, ´apontada pelo fato do petista polarizar, sua conduta a do ex-presidente Bolsonaro. Para os dois, o embate traz resultados de mídia, mesmo que não reflita necessariamente a verdadeira opinião de Lula. O que interessa é a visibilidade seja pelo bem ou pelo mal.

Com a decisão do TSE em tornar Bolsonaro inelegível até 2030, Lula ainda não firmou sua posição, e sequer cogitou uma análise mais detalhada sobre o desdobramento. No entanto a alta cúpula do PT, tem a convicção de que a direita, até certo ponto saiu favorecida, devido a contrariedade e forte arsenal de postagens que já circula nas redes sociais, revelou a fonte petista.

Paris em chamas

Onda de protestos na França já deixou cerca de 1.300 presos. As autoridades mobilizaram 45 mil policiais para conter os atos que ocorreram e se mantem, pela morte de um jovem de 17 anos baleado pela polícia em Nanterre, no oeste de Paris.

Desde então surgiu uma onda constante e centenas de milhares de franceses permanecem sem recuar, nas ruas após o jovem de 17 anos ser baleado durante uma abordagem criminosa de policiais em Paris. Os manifestantes incendiaram veículos, atiraram pedras e dispararam fogos de artifício contra os policiais. O agente que atirou no adolescente está sob custódia desde terça-feira (27/6) depois que o garoto morreu no hospital.

Emmanuel Macron reforçou a segurança na madrugada, que antecede ao funeral da vítima. Na quinta-feira (29/6), o líder francês escreveu no Twitter que a "violência contra delegacias, escolas, prefeituras, contra a República é injustificável". Ontem, Macron disse que grande parte dos presos eras menores de idade e pediu para os pais se responsabilizarem.

São Paulo e os 247 anos da Independência dos Estados Unidos

A Embaixadora Elizabeth Frawley Bagley e o Cônsul-geral David Hodge receberam cerca de 300 convidados na noite de quinta-feira (29), no Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, localizado na Chácara Santo Antônio, para celebrar os 247 anos da Independência dos Estados Unidos.

Durante a cerimônia, os fuzileiros navais apresentaram as bandeiras e a Embaixadora fez um discurso, no qual ressaltou as semelhanças entre Brasil e Estados Unidos e objetivos compartilhados entre os dois governos, como combate às mudanças climáticas, promoção da prosperidade econômica, assim como de diversidade e inclusão.

A diplomata ressaltou o aspecto da cultura brasileira. “Em minha visita a Salvador, aprendi o significado de hospitalidade. Mas logo depois fui para o Rio, depois vim para São Paulo e percebi que a recepção calorosa não era exclusiva da Bahia – está em todo o Brasil”. E lembrou da data maior americana de 4 de Julho, “Independence Day*.

Lei Geral de Proteção de dados apertando o cerco

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou uma lista contendo 16 processos e 27 instituições que estão sendo investigadas em relação à sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) com o intuito é dar transparência às atividades da autoridade e comunicar que a fiscalização já está em andamento.

Em casos de descumprimento da LGPD, a ANPD tem a autoridade para impor diferentes sanções administrativas, que variam desde uma advertência até multas podendo chegar no valor máximo de cinquenta milhões de reais.

A China estaria dando sinais de fadiga econômica

A S&P Global cortou sua previsão de crescimento econômico na China este ano, ressaltando a natureza desigual da recuperação pós-reabertura do país que está gerando mais pedidos de mais estímulos.

A agência agora prevê que a China registrará um crescimento do PIB de 5,2% em 2023, contra estimativa anterior de 5,5%. Foi o primeiro corte desse tipo feito por uma agência global de recomendação de crédito este ano e segue revisões feitas pelo Goldman Sachs e outros grandes bancos de investimento.

Confiança fraca entre os consumidores

“O principal risco da China é que sua recuperação perde mais fôlego em meio à confiança fraca entre os consumidores e no mercado imobiliário”, disse a S&P em comunicado no domingo.

A segunda maior economia do mundo desacelerou nos últimos meses depois de voltar à vida com o fim de três anos de políticas restritivas de Covid zero. Em maio, o investimento imobiliário caiu ainda mais, o crescimento da produção industrial e das vendas no varejo ficaram abaixo das previsões e o desemprego entre os jovens atingiu um recorde de 20,8%. (Com informações da Forbes/Reuters.

Em ano de guerra com a Ucrânia derruba produção de trigo na Rússia

A produção total de trigo da Rússia cairá neste ano 17% em relação a 2022, para 86,7 milhões de toneladas, embora ainda esteja 4% acima da média de cinco anos, estimou o serviço de monitoramento de safras da União Europeia (MARS). O anúncio aconteceu na segunda-feira (26/6).

Em um relatório minucioso, a MARS também estimou a produção total de cevada do país em 2023 em 20,4 milhões de toneladas, uma queda de 11% no ano, e a safra de milho em 15,2 milhões de toneladas, um aumento de 1%.

Anitta atinge 62,7 milhões de seguidores no Instagram

A cantora, empresária e influenciadora digital Anitta está sempre nos holofotes, e ganhando um bom dinheiro diariamente. Muito além da sua carreira original, a artista também tem embolsado valores invejáveis com uma estratégia que só tem a crescer: a produção de conteúdo nas redes sociais. E por mais que a carreira de cantora esteja em um patamar internacional, a artista está longe de depender apenas da música para sobreviver financeiramente.

Com 62,7 milhões de seguidores no Instagram, além dela outros artistas não ficam restritos às suas profissões originais. Qualquer movimentação desses famosos rende “burburinhos” que agitam a internet e é claro que a maioria deles aproveita isso. Se ela quisesse, poderia se aposentar do mundo musical e viver apenas com renda na internet.

ROBERTO MONTEIRO PNHO - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo, Membro da Academia Brasileira de Letras do Brasil, e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca AP4.2. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e lançamento dos livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

NOTAS PARA A COLUNA: bloganalisepolitica@gmail.com