Busca:

domingo, 16 de julho de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

ELEIÇÃO 2024: Flávio Bolsonaro não descarta a possibilidade de disputar a prefeitura do Rio

 

O senador Flávio Bolsonaro é o principal adversário do atual prefeito que busca um quarto mandato à frente da capital fluminense. Eduardo Paes, ainda terá que aguardar a definição do nome que representará o bolsonarismo na eleição de 2024. O vereador Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) seria a segunda opção, mas nada definido. O deputado federal Eduardo Pazuello e o general Braga Netto, compõe a lista de pré-candidatos.

 

Chances de Paes podem diminuir

 

O atual prefeito tem a seu favor um cenário que inclui o apoio do presidente Lula e de uma timida base de partidos no Rio. A exemplo do que ocorreu nas Olímpiadas, dessa vez o prefeito joga suas cartas no evento da cidade que será sede da cúpula do G-20 em 2024. Mas para contar com Lula, terá que superar a resistência da corrente raiz do PT no Rio, que defende uma candidatura própria, tendo a fundadora da agremiação, deputada federal Benedita da Silva na preferência. 

Quanto à possibilidade do deputado federal Marcelo Freixo, que deixou o PSOL e migrou para o PT, e tentou se eleger sem êxito, seu nome não é unanimidade. Por essa razão dificilmente terá aprovação da executiva.

PT discute candidatura própria/PL examina nome para garantir o segundo turno

Petistas do Rio, confidenciaram ao colunista, que o PT está inclinado ter candidatura própria, e num provável segundo turno, apoiaria o candidato que seja oposição ao bolsonarismo. O PSOL também trabalha pela candidatura de Tarcísio Motta, assim seria em principio uma disputa, mais fragilizada, pulverizada e insegura. O que não ocorre com o PL, já que segundo seus apoiadores, “unindo a direita, praticamente estaria matematicamente num provável segundo turno”.

Alckmin poderá indicar um nome do Centrão no Ministério do Esporte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está inclinado em aceitar reivindicações do Centrão, e poderá dar ao Republicanos o Ministério do Esporte. Embora o petista por sua vez discursa ao contrário, já que não tem intenção em tirar Ana Moser do comando da pasta.

Para o cenário externo, existe uma narrativa petista já conhecida. Mas os partidos de centro que apoiaram o governo no PL da Tributação, cobram e alinham mais representatividade no Planalto e cobram as pastas que estão no acordo com Lula e vice-presidente Geraldo Alckmin. O Desenvolvimento Social e o Esporte entraram no radar do Centrão. O primeiro ficaria nas mãos do PP e o segundo com o Republicanos.

Com verba bilionária e recheada de cargos Funasa será entregue ao Centrão

Um dos órgãos colocados pelo presidente Lula (PT) no cardápio de negociações com o Centrão, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) tem orçamento bilionário e distribui desde pequenos banheiros, caminhões de lixo e cisternas até centrais de tratamento de esgoto para milhares de municípios. O órgão havia sido extinto no começo da gestão petista, que planejava distribuir as atividades da fundação entre os ministérios da Saúde e das Cidades, mas o Congresso Nacional decidiu recriá-lo.

Com a mudança de planos, Lula deu aval para que aliados negociem o comando da Funasa para atrair mais partidos à base do governo. Na sexta-feira (14/6) o governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União, a criação de uma comissão composta por integrantes do governo e especialistas indicados por parlamentares para discutir o novo desenho da fundação. Além de escoar indicações parlamentares em ações de impacto eleitoral, a Funasa atua na melhora do saneamento básico, por exemplo, ao analisar a qualidade da água em pequenos municípios.

CPMI coloca eleição de Lula no radar para desvendar a trama de 8 de janeiro

O Centrão compôs com o governo, e sob a tutela do presidente da Câmara Arthur Lira e o vice-presidente Geraldo Alckmin, selaram o compromisso que levou a aprovação do PL da Reforma Tributária. Não faltaram matéria nos jornalões e redes sociais com detalhes da operação articulada, alimentada pelas tradicionais moedas de troca nesse tipo de transação: distribuição de cargos e liberação de recursos orçamentários.

Em curso a CPMI vem protagonizando um denso embate entre a oposição e governo, ainda sob o efeito da entrega do Ministério da Saúde, plano estratégico para controlar uma pasta bilionária, com atuação direta nos municípios. Já quanto as rusgas de Flávio Dino e Lira, é motivação pessoal, vamos aguardar e conferir

No bojo das negociações, um dos assessores mais próximos do deputado foi alvo de uma repentina ação da Polícia Federal, autorizada por Dino. No frenesi político entre os desafetos, está por vir dois depoimentos explosivos que acontecem ao retornar às atividades em agosto. Na CPMI estarão o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, em sequência o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha.

Lula sinalizou que poderá exonerar Dias do Desenvolvimento Social

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também não trata o Ministério do Desenvolvimento Socialcomo algo de primeiro escalão. No seu entendimento, "a pasta não dará visibilidade suficiente para o ministro que estiver lá". A afirmação depreciativa, não foi bem vista pelo Centrão

Enquanto Lula trata o Esporte estratégico para garantir votos, chegando a afirmar que: “tirar Ana Moser trará consequências midiáticas negativas, já que a ex-atleta tem excelente relação com a imprensa”. Um acordo para que a ministra continue à frente do Esporte, seria oferecer o Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e dar novas atividades para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Crefisa tem data marcada para deixar de patrocinar o Palmeiras

A toda poderosa presidente do Palmeiras, irá abrir concorrência para novo contrato de patrocínio máster para a agremiação. A exclusividade de patrocinador máster do clube é a Crefisa/FAM. De acordo com Leila Pereira, o assunto será levado ao Conselho Deliberativo do Palmeiras com possíveis empresas que estariam interessadas em patrocinar o clube. Cabendo estatutariamente aos conselheiros a decisão de qual empresa será a patrocinadora do Palmeiras a partir da temporada de 2025.

O atual contrato de patrocínio da Crefisa/FAM com o Alviverde foi firmado em 2022, na gestão de Maurício Galiotte. O valor é de R$ 81 milhões fixos e chegar a R$ 120 milhões em premiações referentes a conquistas de títulos e bons resultados.

Caso Daniel Alves é concluído e jogador será julgado em outubro deste ano

De acordo com informação do jornal El Periódico, após cinco meses depois da prisão de Daniel Alves, acusado de estuprar uma jovem de 23 anos na boate Sutton, em Barcelona, no fim de dezembro do ano passado, a investigação chegou ao fim. Segundo o jornal espanhol El Periódico, o julgamento será realizado no próximo outono na Espanha, especificamente, entre os meses de outubro e novembro deste ano de 2023.

O portal afirma que o lateral brasileiro não terá sua liberdade concedida e precisará aguardar a decisão final dentro do presídio Brians 2. A publicação indica que a menos que os advogados, tanto de defesa quanto da vítima, solicitem algum novo exame e o juiz conceda — algo extremamente improvável neste momento — todas as provas já estão na mesa do juiz.

Messi e Busquets já pertencem ao Inter Miami

O astro argentino Lionel Messi e o espanhol Sergio Busquets foram apresentados como novos reforços do Inter Miami, da MLS. A torcida lotou o Lockhart Stadium para conhecer os astros do futebol. Ao lado da lenda inglesa David Beckham, Messi recebeu a camisa de número 10, e Busquets será o titular da camisa 5 da equipe. 

Da mesma forma que Cristiano Ronaldo migrou para a Arábia Saudita, o astro Messi foi para os Estados Unidos, onde já atraiu jogadores experientes e de idade mais avançada. Após dois anos, o argentino voltará a dividir o campo com seu ex-companheiro de Barcelona, Sergio Busquets. Após 15 anos no clube catalão, o espanhol não renovou seu contrato e será o novo camisa 5 do Inter Miami. O Inter Miami é o último colocado da Conferência Leste da MLS, com cinco pontos. O time também disputa a semifinal do Copa dos Estados Unidos.

ROBERTO MONTEIRO PINHO - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca AP4.2. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e lançamento dos livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

Contato: robertompinho@yahoo.com.br