Busca:

domingo, 18 de julho de 2021

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Digital Analys-influencer

 ANÁLISE & POLÍTICA

Lira descarta possibilidade de impeachment de Bolsonaro

O presidente da Câmara, Arthur Lira, tem dito a interlocutores que a abertura de um processo de impeachment precisaria de, ao menos, uma de quatro condições para andar. Uma recessão econômica, baixa geração de emprego, falta de sustentação política ao governo ou a configuração de um crime de responsabilidade. Para Lira, nada disso hoje está sobre a mesa.

No último quesito, Lira admite que há controvérsias em relação a Jair Bolsonaro, mas insiste que, por enquanto, não há materialidade que comprove algum crime.

A Reforma Tributária

A ala da equipe econômica responsável por gerir o orçamento se assustou com o Até porque parte das compensações colocadas no projeto de lei do IR já estava em outra etapa da reforma tributária, que trata da unificação de PIS/Cofins e que também precisa de compensações. O ministro Paulo Guedes foi alertado sobre os riscos do impacto da reforma acabar sendo maior do que o previsto, mas está tão confiante com a retomada da arrecadação que está passando por cima dessas preocupações.

Os técnicos da Economia também foram surpreendidos com o anúncio de Bolsonaro de que o governo iria reduzir o PIS/Cofins para diesel. A medida não foi discutida dentro da pasta. Os técnicos supõem que Guedes tenha prometido a Bolsonaro compensar o benefício dentro da reforma do IR.

PIB dispara e surpreende mercado internacional

A equipe econômica ainda tenta entender por que a arrecadação de 2021 está subindo num ritmo tão forte. A recuperação do PIB explica uma parte desse crescimento, mas não todo.

Uma possibilidade aventada entre os técnicos do Ministério é que digitalização provocada pela pandemia em diversos setores tenha levado a uma maior formalização de empresas. Mas ninguém crava essa tese. Segundo Guedes, a arrecadação já veio R$ 100 bilhões acima do esperado para o primeiro semestre e o número pode chegar a R$ 200 bilhões até o final do ano. O ministro acredita que o comportamento das receitas é estrutural, mas os técnicos preferem cautela.

Bolsa Família continua

A equipe econômica já tem um plano B para financiar o novo Bolsa Família caso sofra algum revés na proposta de reforma do IR, que prevê que a taxação de dividendos financie o programa social. Diante de pressões por mudanças no texto e da janela curta para a votação, a alternativa está em cortar benefícios tributários, alguns dos quais podem ser eliminados inclusive por medida provisória.

Bidem: “O comunismo é um sistema universalmente falido”

“O comunismo é um sistema universalmente falido, e não vejo o socialismo como um substituto muito útil." O presidente Joe Biden fez o preâmbulo calculado na quinta-feira (15/07), antes de responder a jornalistas sobre possíveis ações dos EUA diante do cenário de crise e levante social em Cuba.

Até agora, Biden tem se alinhado muito mais a Donald Trump e à tradição de Washington, que tratam Havana como combustível de uma retórica eleitoral, do que a Barack Obama, que inovou ao olhar para a ilha como oportunidade de diplomacia estratégica.

O presidente americano disse que considera medidas para ajudar o povo cubano - que saiu às ruas pedindo comida, remédio e liberdade de expressão--, mas ponderou que seriam necessárias "circunstâncias diferentes e garantias" para colocá-las em prática. (Marina Dias - via FolhaPress).

Governo aumenta vigilância na Amazônia

Bolsonaro já havia editado decreto, no dia 28 de junho, determinando uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no combate a crimes ambientais na Amazônia, focada em municípios em situação mais problemática, até o final de agosto.

O decreto, de acordo com a Presidência, permitia a atuação das Forças Armadas apenas em áreas federais, e a ampliação da atuação dependia de um requerimento do governador do Estado, que foi feito e aceito por Bolsonaro.

A famigerada e instigante conta de energia?

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anda tão tranquilo que resolveu tirar férias em meio à maior crise hídrica do país em quase 100 anos. O próximo mês é considerado um período crítico porque é quando a Aneel deverá reajustar mais uma vez a bandeira tarifária vermelha e a Petrobras fará manutenção em campos de gás, o que reduz oferta de combustível para termelétricas.

Executivos do setor se perguntam se com essa tranquilidade toda, Bento percebeu algo que outros ainda não viram.

EUA concedeu cidadania a 30 candidatos que atuam durante a Covid

Na terça-feira, 20 de abril de 2021,  USCIS realizou  uma cerimônia de naturalização em New York, no programa matianal @todayshow, que incluiu 30 candidatos à cidadania dos EUA de 17 países. A presenca de ex-Presidente George WBush, nesta cerimônia de Naturalização de 30 #NewUSCitizens ao vivo no @todayshow! Muitos desses candidatos são trabalhadores de linha de frente, médicos  e enfermeiros que apoiaram a comunidade durante o COVID-19.

Chile recomenda a terceira dose da CoronaVac

Os líderes de uma pesquisa chilena em estágio avançado sobre a vacina contra Covid-19 Corona Vac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, recomendaram uma terceira dose do imunizante, dizendo que estudos com voluntários mostraram que os níveis de anticorpos diminuíram após seis meses.

 Os líderes do estudo disseram que um ensaio in vitro para determinar a eficácia da vacina contra a mais contagiosa variante Delta do vírus mostrou uma redução de quatro vezes no efeito neutralizante contra a cepa, em comparação com uma redução de três vezes relatada anteriormente por cientistas chineses.

Alexis Kalergis, professor da Universidade Católica do Chile e diretor do Instituto Millennium de Imunologia e Imunoterapia do Chile, que realizou o ensaio clínico com 2.000 participantes, disse que seis meses depois da administração da segunda dose, menos de 3% contraíram Covid-19.

A gingante chinesa Xaomi chega ao segundo lugar na venda de smartphones

A gigante chinesa Xiaomi ultrapassou a Apple e se tornou a segunda maior fornecedora mundial de smartphones no segundo trimestre do ano, segundo a empresa de pesquisas Canalys. As entregas da companhia sediada em Pequim aumentaram 83% em comparação com o ano anterior, dando-lhe uma participação no mercado global de 17%, de acordo com o levantamento.

“Os negócios da Xiaomi no exterior estão crescendo rapidamente”, disse o gerente de pesquisa da Canalys, Ben Stanton, em um comunicado. “A quantidade de produtos fornecidos à América Latina aumentou mais de 300%; no caso da África, 150%, e da Europa Ocidental, 50%. À medida que a Xiaomi cresce, a empresa evolui. Agora, ela está transformando seu modelo de negócios com iniciativas como a consolidação de parceiros de canais e uma gestão mais cuidadosa de ações antigas no mercado de capitais.”

Justiça nefasta tem decisão anulada

A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou à revelia e à pena de confissão ficta de uma empresa atuante no setor de lavanderia industrial, aplicadas porque a instituição não juntou carta de preposição no prazo determinado pelo juízo no curso da ação trabalhista de uma auxiliar de produção. Segundo os ministros, a juntada da carta de preposição decorre da prática forense, uma vez que não há imposição legal para sua apresentação.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) condenou a empresa paranaense, sob o entendimento de que a carta de preposição foi exigida pelo juiz como prova de outorga de poderes da empresa à preposta para atuar em seu nome na ação trabalhista. Nesse sentido, considerou corretas à revelia e à pena de confissão ficta aplicadas pelo juízo de 1º grau. Para a empresa, a ausência da carta de preposição, por si só, não enseja revelia ou confissão, pois, segundo ela, não há, no ordenamento jurídico brasileiro, norma que imponha o dever de comprovar formalmente a condição de preposto.

Exigência equivocada

No TST, a ministra Maria Helena Mallmann, relatora do recurso empresarial, afirmou que prevalece no Tribunal o entendimento de que a juntada da carta de preposição decorre da prática forense, uma vez que não há imposição legal para que seja exigida a sua apresentação. (MC/GS).

Dólar

O dólar recuou na sexta-feira, registrando apresentou baixa no acumulado da semana. A moeda norte-americana encerrou a semana em queda de 2,6% frente ao real. O dólar negociado no mercado interbancário fechou com uma oscilação negativa de 0,01%, a 5,1170 reais. Na B3, o principal contrato de dólar futuro tinha variação positiva de 0,02%, a 5,124 reais.

O cenário doméstico favorável para a moeda brasileira volta a compensar temores sobre uma possível redução de estímulos nos Estados Unidos.

Ibovespa

O Ibovespa no reflexo do cambio no exterior e fechou em (16/07) com queda de 1,18%, a 125.960 pontos, mas ainda assim acumulou avanço de 0,4% na semana. O clima de cautela em Nova York contribuiu para o desempenho negativo na sessão, em dia de vencimento de opções sobre ações na Bolsa brasileira.

Companhias com peso importante no índice brasileiro, como Petrobras (PETR3 e PETR4), Vale (VALE3) e bancos, registraram baixas na sexta-feira. As ações do Itaú Unibanco (ITUB4), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) fecharam em queda de mais de 1% cada.

Wall Street

Em Wall Street, investidores digeriram na sexta (16/07) as perspectivas de inflação em patamares elevados nos próximos meses, após falas do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e da secretária do Tesouro, Janet Yellen, mais cedo nesta semana. Ambos indicaram acreditar que o aumento dos preços é temporário, mas expressaram cautela sobre quanto tempo a alta deve durar – o discurso “hawkish” puxou os principais índices norte-americanos para baixo.

Dow Jones cai sob influência da variante Delta da Covid-19

O índice Dow Jones caiu 0,86%, a 34.687 pontos. O S&P 500 teve baixa de 0,75%, a 4.327 pontos, e o Nasdaq recuou 0,8%, a 14.427 pontos. Também pesou no mercado norte-americano o aumento do número de casos da variante Delta da Covid-19, que subiu 70% em relação à semana anterior – as mortes tiveram alta de 26%.

Imagens: FDR