Busca:

terça-feira, 25 de maio de 2021

 ANÁLISE & POLÍTICA

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Digital Analys-influence

CPI da Covid intima Governadores e Prefeitos por desvio de recursos do combate a pandemia

O presidente da comissão da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), já anunciou em uma rede social que na quarta-feira (26) o colegiado deve apreciar mais de 200 requerimentos. No listão estão nominados nove governadores e 12 prefeitos. A matéria que foi divulgada no site do Senado indica que todos são suspeitos e acusados do desvio de recursos destinados a saúde no combate a pandemia.

A pauta da reunião de quarta-feira prevê a votação de 42 requerimentos. O documento ainda não inclui os pedidos de convocação dos gestores estaduais e municipais. Os senadores devem votar a reconvocação do ex-ministro Eduardo Pazuello e a convocação do empresário Carlos Wizard, suspeito de integrar um “ministério paralelo da Saúde”.

Os senadores devem votar ainda 15 requerimentos de informações. Os parlamentares querem acesso a dados mantidos pelos ministérios da Saúde, das Relações Exteriores e das Comunicações, além Secretaria-Geral da Presidência da República. Há ainda requerimentos de informações para Instituto Butantan, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Federal de Medicina (CFM), governos estaduais, prefeituras e as empresas Wuxi Biologicals e Sinovac.

Queda da gestão do governo Bolsonaro

Segundo levantamento da revista EXAME/IDEIA, 50% dos brasileiros consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro ruim ou péssimo. O patamar se mantém há dois meses. Foram as seguintes avaliações: Bom ou ótimo: 24%; Regular: 22% e Ruim ou péssimo: 50%

A avaliação positiva caiu entre os evangélicos, considerado um grupo fiel ao presidente. Em janeiro, o índice de evangélicos que consideravam a gestão de Bolsonaro como ótima ou boa era de 45%. Na nova pesquisa, o índice caiu para 39%. Entre eles, o ruim ou péssimo ficou em 31%.

A pesquisa foi feita pelo EXAME/IDEIA com 1.243 pessoas entre os dias 17 e 20 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone.

Brasileiros estão comprando menos

 

A intenção de compra dos brasileiros voltou a registrar queda no segundo mês mais importante do ano para o comércio. O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 1,6% em maio, após ajuste sazonal, alcançando 67,5 pontos, o menor nível desde agosto de 2020. É a segunda taxa negativa consecutiva e indica o pior maio da série histórica (2010). Em relação ao mesmo período de 2020, houve retração de 17,3%.

 

Por outro lado, a redução do indicador desta vez foi menor do que no mês anterior, sinalizando uma melhora do pessimismo das famílias. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a suavização em maio acompanha o calendário de vendas do setor e atende minimamente às expectativas dos comerciantes para o Dia das Mães, segunda data mais importante do varejo brasileiro.

 

A ICF de maio mostrou que a maioria dos entrevistados (42,9%) considera que a sua renda piorou em relação ao ano passado, contra 41,3% no mês anterior e 31% em maio de 2020. Outro dado que impactou o indicador foi referente à perspectiva de consumo. A maior parte das famílias acredita que vai consumir menos nos próximos três meses: 58,1%, a maior parcela desde outubro de 2020. Este percentual ficou acima dos 56,5% no mês anterior e dos 50,9% observados em maio de 2020.

 

Fonte limpa: Pazuell vai para reserva...

 

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou ontem (24) que é provável que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello seja punido por ter participado no domingo de uma manifestação política com o presidente Jair Bolsonaro, mas ponderou que o general pode pedir transferência para a reserva, o que atenuaria o problema criado por ter participado no ato. No mais alto comando das forças armadas a exemplo do legislativo e o judiciário, “tudo se resolve”.

 

Um novo partido para Bolsonaro

 

O Aliança pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro não se concretizou. Há nove meses sem partido ele passou a ser procurado por outras siglas com promessas que vão da fidelidade em votações no Congresso, controle de diretórios regionais a dinheiro para bancar sua campanha à reeleição, em 2022. O presidente admitiu o "assédio" de ao menos quatro legendas, mas disse que está conversando para decidir qual proposta aceitará.

Nova Jersey – EUA libera o uso de máscara

O estado de Nova Jersey deixará de exigir, a partir da próxima sexta-feira (28), que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 usem máscaras quando estiverem em lugares fechados. Uma liberação semelhante ocorreu em Nova York, na semana passada.

O governador de Nova Jersey, Phil Murray, advertiu que os comércios poderão continuar a exigir que funcionários e clientes usem máscaras dentro das instalações.

A criptomoeda brasileira

 

O Banco Central do Brasil – BCB deu mais um passo para introduzir o país na nova onda de moedas digitais. A autoridade monetária disse que o objetivo é o de promover inovação nos meios de pagamentos, no que seria uma necessidade pela acelerada transformação digital em andamento na economia global.

 

“A discussão sobre a emissão de moedas digitais pelos bancos centrais (em inglês, Central Bank Digital Currencies – CBDCs) ganhou proeminência ao longo dos últimos anos. O BCB – de modo a compor esforços com ações da Agenda BC# – tem promovido discussões internas e com seus pares internacionais visando ao eventual desenvolvimento de uma CBDC”, disse o BCB na divulgação da proposta nesta segunda-feira (24/05).

 

A ideia é acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira, que visa aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo e contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio e de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos. Além disso, a proposta tem também como objetivo favorecer a participação do Brasil nos “cenários econômicos regional e global, aumentando a eficiência nas transações transfronteiriças.”

O ouro do agronegócio

A média diária de exportação de soja do Brasil alcançou 842,9 mil toneladas até a terceira semana de maio, alta de 19,5% ante o mesmo mês de 2020, mostraram dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) hoje (24).

O ritmo de embarques permanece aquecido com a colheita de uma safra 2020/21 recorde da oleaginosa perto do fim, mas recuou ligeiramente em relação à semana anterior, quando estava em 880 mil toneladas por dia. Ainda de acordo com a Secex, a média de vendas externas de petróleo atingiu 301,7 mil toneladas ao dia até a terceira semana do mês, uma queda ante os 412,8 mil ao dia registrados em maio do ano passado.