Busca:

domingo, 9 de maio de 2021

 ANÁLISE & POLÍTICA

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Digital Analys-influencer

Pesquisa: Bolsonaro e Lula estão empatados na disputa pela presidência

O instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa, contratada pela revista Veja , com uma simulação das eleições presidenciais de 2022 e, de acordo com o estudo, o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) estão tecnicamente empatados tanto no primeiro quanto no segundo turno. Caso as eleições acontecessem nesta sexta-feira (07), porém, o capitão estaria reeleito.

Segundo a pesquisa, um eventual segundo turno com a presença de Lula faria com que o petista alcançasse a segunda colocação - com 29,3% das intenções de voto - e uma vaga ao segundo turno contra Jair Bolsonaro, líder com 32,7% dos votos.

Terceira via

Como 'terceira via', enconstram-se tecnicamente empatados os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 6,2% das intenções de voto; seguido por Luciano Huck e Sergio Moro, já que ambos apresentam 5,8% dos eleitores votantes. João Doria (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) ficaram com 3,6%, 2,6% e 1,4%, respectivamente.

Nos cenários de segundo turno, caso as eleições acontecessem nesta sexta-feira (07), Bolsonaro estaria reeleito em qualquer um dos casos. Porém, a pesquisa indica tendência de queda nas suas intenções de voto e de crescimento dos adversários.

Cunha livre...

O desembargador Ney Bello, do TRF da 1ª Região na quinta-feira (6) a última prisão preventiva decretada contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ). A cautelar havia sido decretada em 2017 na Operação Sepsis e era o único empecilho que impedia o ex-parlamentar de responder aos processos em liberdade.

No último dia 28, o TRF da 4ª Região havia revogado a prisão decretada contra Cunha na mencionada operação. O ex-presidente da Câmara cumpria o regime em casa desde o ano passado, em razão da pandemia. O desembargador Bello mencionou na decisão de soltura que, passado mais de um ano da prisão domiciliar, não vislumbrou necessidade da manutenção da prisão preventiva de Cunha no caso.

A vacina do Tio San – Pfizer só para ricos

A Pfizer e sua parceira alemã BioNTech solicitaram aprovação completa do governo dos EUA para sua vacina contra Covid-19 e têm como meta a produção de 4 bilhões de doses no próximo ano, principalmente para países de renda média e baixa.

A aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países ricos.

Nova Iorque quer vacinar turistas

Bill de Blasio, prefeito de Nova Iorque, disse na quinta-feira (6) que pretende ter postos de vacinação contra a Covid-19 em pontos turísticos da cidade. Segundo ele, em caso de aprovação por parte do governo estadual, será possível aplicar o imunizante em turistas.

– Vamos montar locais de vacinação móveis em locais icônicos para fornecer a vacina Johnson & Johnson para quem precisa; e se o estado nos der aprovação, incluiremos os turistas que estão voltando em massa.

Segundo a agência Associated Press, os postos seriam montados em vans levadas a pontos como o Central Park, o parque próximo à Ponte do Brooklyn, e a Times Square.O Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque, que teria que autorizar a aplicação em turistas, ainda não se manifestou sobre as declarações do prefeito. Não há restrições de viagens entre cidades americanas. Porém, os EUA ainda estão com restrições para turistas de países onde a pandemia da Covid-19 está em situação mais grave, como o Brasil, entre outros.

A “Capitã Cloroquina”...

Conhecida como “Capitã Cloroquina”, a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou, em depoimento obtido com exclusividade pelo GLOBO, que ela foi a responsável pelo planejamento de uma comitiva de médicos que difundiu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 em Manaus dias antes de o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, em janeiro último. O depoimento foi dado ao Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas.

Explicando a alta da carne bovina

Uma justificativa para o aumento da carne bovina no varejo. É que as exportações de carne bovina do Brasil avançaram 12% em abril ante igual período do ano passado, mesmo com uma desaceleração nas aquisições pela China–principal compradora da proteína brasileira– em relação ao mês anterior, informou na sexta-feira (07) a  Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos)

 

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) compilados pela entidade, os embarques de carne bovina (in natura e processada) somaram 152.626 toneladas no mês passado, com uma receita de US$ 706,7 milhões, alta de 23% na comparação anual.

China é o maior comprador

“A China, com suas importações através de continente (44,5% do total) e pela cidade-estado de Hong Kong (14,2%), continua sendo de longe o maior cliente da carne bovina brasileira, somando 58,7% das exportações”, disse a entidade em nota.

 Lojas Americanas no vermelho

O grupo de varejo Lojas Americanas viu seu prejuízo mais do que triplicar no primeiro trimestre, já que despesas maiores que vendas e para expansão de seu braço financeiro Ame ofuscaram na última linha o forte crescimento das vendas.

A companhia do Ame a da B2W informou ontem (6) que teve prejuízo líquido de R$ 163 milhões nos primeiros três meses do ano, um salto de 231% em relação à perda apurada em igual etapa do ano passado.

Fraude eleitoral do Avante em Mangaratiba

A Justiça eleitoral declarou nulos todos os votos recebidos por candidatos a vereadores pelo Avante em Mangaratiba (RJ). A acusação é que a legenda cometeu fraude para cumprir a cota mínima de candidaturas de mulheres (30%).  Na decisão, além de declarar a nulidade dos votos, a Justiça deferiu também o pedido de cancelamento da diplomação de Leandro de Paula, o único vereador eleito pelo partido no município.

Segundo a denúncia, duas mulheres foram inscritas como candidatas apenas para preencher a cota. Documentos apresentados pelo autor da ação - um candidato a vereador pelo Cidadania - e recolhidos pelo Ministério Público mostram que as duas não fizeram gastos nem produziram material de campanha.