Busca:

domingo, 7 de fevereiro de 2021

 ANÁLISE & POLÍTICA

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Digital Analys-influencer

Bolsonaro está de malas prontas para ingressar no Patriotas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se aproxima de dois partidos para disputar a reeleição presidencial em 2022. Ele se desligou do PSL (Partido Social Liberal), em novembro de 2019.

Fonte próxima do presidente e um dos principais artífices da composição como o Centrão, quando elegeu os dois líderes do Congresso, (Câmara e Senado), informou que o presidente está negociando com o Patriota e num “plano b” o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Aliança Pelo Brasil não emplacou

Durante o ano de 2020, Bolsonaro tentou criar o Aliança Pelo Brasil, sem êxito, para obter o registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por inconsistência de assinaturas e falta com quantun necessário e assim poder disputar eleições.

De acordo com o site do TSE o Aliança precisaria ter coletado a assinatura de 491,9 mil eleitores, apesentando os requerimentos com firmas reconhecidas em cartório, no mínimo em nove estados. 

Esquerda congressista perdeu a referência

O naufrágio do bloco que apoiava Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara expôs os entraves para a formação de uma frente ampla de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2022. A união de diferentes perfis ideológicos com caciques de MDB, PT, PDT, PSB, PC do B, Cidadania, Rede, PV, PSDB, DEM e PSL - os dois últimos acabaram abandonando o barco - foi vista como um ensaio dessa frente, que já fracassou outras duas vezes.

Na segunda-feira (1º), quando o governista Arthur Lira (PP-AL) derrotou Baleia contando com rachas nos partidos que apoiavam o emedebista, o recado foi que as siglas e os deputados definem "lado" muito mais com base em vantagens pragmáticas para se reelegerem, como verbas e cargos, do que pela convicção de derrotar Bolsonaro.

Lesão programática e fracasso

Deputados ouvidos pela reportagem acreditam ser difícil uma união de esquerda, centro e direita moderada em uma candidatura presidencial única em 2022, mas avaliam que o segundo turno, dependendo de quem nele estará, pode forçar isso. Especialistas concordam que o sistema partidário e eleitoral não dá incentivos para que haja uma frente ampla, pelo contrário: o natural é que diferentes siglas lancem seus projetos ao menos no primeiro turno.

Alivio nas contas do comércio paulista

(Reuters) - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a suspensão do corte de água e gás até 30 de março para os estabelecimentos comerciais que estão inadimplentes, em uma medida de alívio para essas empresas em meio à pandemia de Covid-19. "Será suspenso o corte no fornecimento de gás e água - água aqui, quero esclarecer, fornecida pela Sabesp, que tem o controle público do governo do Estado de São Paulo.

Isso para todos os estabelecimentos comerciais que por circunstâncias não puderam honrar o pagamento de suas contas de gás e água. “Isto está suspenso até 30 de março deste ano", disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

EUA têm ritmo acelerado de vacinação

O governo Biden está avaliando todas as opções para aumentar a fabricação da vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson, que está sob revisão regulatória, e disse na sexta-feira que os níveis atualmente previstos de doses iniciais são menores do que o esperado. A Casa Branca invocou a Lei de Produção de Defesa para ajudar a Pfizer a elevar a produção da vacina contra Covid-19 e afirma que "todas as opções" estavam sendo consideradas para produzir mais vacina da Johnson & Johnson, caso seja autorizada.

Estratégia de guerra

Também usará poderes do período de guerra para ampliar os testes em casa de Covid-19 e fazer mais luvas cirúrgicas nos Estados Unidos, disseram autoridades em uma entrevista coletiva na sexta-feira.

"Como é o caso com outras vacinas, concluímos que o nível de fabricação não nos permite ter tanta vacina quanto achamos que precisamos", disse Andy Slavitt, conselheiro sênior da equipe de resposta à Covid-19 da Casa Branca, referindo-se à vacina da J&J. A J&J solicitou na quinta-feira (4) autorização de uso emergencial nos EUA. Ela espera ter algumas doses prontas para distribuição assim que for autorizada, mas não informou quantas. (via Reuters).

O preço da gasolina

Ainda é fevereiro, mas a Petrobras já anunciou dois aumentos para a gasolina e um para o diesel em 2021. Com um reajuste de 7,6% anunciado em 8 de janeiro e outro de 5% no dia 26 do mesmo mês, a gasolina já acumula cerca de 13% de alta nas refinarias neste ano. Já o diesel, pivô do descontentamento dos caminhoneiros que levou a paralisações isoladas nos últimos dias pelo país, foi reajustado em 4,4%.

 

E os analistas são unânimes: deve vir mais alta de preços dos combustíveis por aí, já que os valores praticados pela Petrobras no mercado interno seguem abaixo do mercado internacional, que serve de referência para os reajustes da estatal.

Governo perdeu  a noção e os preços disparam

O aumento esperado dos preços reflete a expectativa de valorização do barril do petróleo, diante da previsão de manutenção da oferta restrita pela Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) e Rússia; aliada ao crescimento projetado da economia mundial, com o avanço da vacinação contra a covid-19; e à incerteza com relação ao câmbio, diante do desequilíbrio das contas públicas nacionais.