Busca:

domingo, 20 de setembro de 2020

 

ANÁLISE & POLÍTICA

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Lula: “Moro criou uma pirotecnia com apoio da Globo”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na terça-feira (15), que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é um “desequilibrado” e “medíocre”. As declarações foram dadas ao site DCM.  De acordo com Lula, Moro criou uma “pirotecnia” quando acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de ter tentado interferir na Polícia Federal (PF) para proteger a família.

"Ele (Moro) poderia ter demonstrado seriedade quando virou bolsonarista. Ele é tão medíocre que, quando sai, ele tenta criar mais uma pirotecnia com o apoio da Globo: ‘Ah, eu vou sair porque o Bolsonaro quer indicar o diretor-geral da Polícia Federal", disse o ex-presidente. 

Lula defende Bolsonaro

E completou: "É importante lembrar que o presidente da República tem o direito de indicar o diretor da Polícia Federal, sim”. Eu indiquei duas vezes e nunca pedi nem orientei porque eles têm autonomia. E por que o Moro achava que ele podia e o Bolsonaro não podia? “Tenta ganhar a opinião pública mentindo outra vez”, afirmou Lula defendendo Bolsonaro.

O ex-presidente petista ainda afirmou que a Globo foi uma das principais responsáveis pela polarização política que existe atualmente no país. "Como a Globo vai se desfazer do Moro? Foi ela que pariu o Moro", enfatizou Lula. O petista ainda falou que não tem ódio do ex-juiz. "Não tenho do Moro o ódio que ele tem de mim. Como pessoa humana, quero que ele seja tratado com o respeito que eu não fui por ele", afirmou.

Eleição em São Paulo: Russomano liderando 24%, PT só tem 1%

O deputado federal Celso Russomano (Republicanos), que busca pela terceira eleição seguida a prefeitura de São Paulo, aparece como líder da primeira pesquisa do Ibope desde a confirmação dos candidatos à eleição municipal na capital mais populosa do país. Russomano tem 24% das intenções de votos e é seguido pelo atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que tem 18% em sua busca pela reeleição. A pesquisa foi divulgada neste domingo (20) pelo jornal o Estado de S. Paulo.

PT na lanterna com 1%

A terceira colocação tem um empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL), com 8%, e Márcio França (PSB), com 6%. Após o bloco dos quatro primeiros, surgem candidatos menos citados pelos entrevistados do Ibope, como Joice Hasselmann (PSL) e Artur do Val (Patriota), o "Mamãe Falei", ambos com 2%. O Partido dos Trabalhadores (PT), historicamente forte, vê seu candidato, Jilmar Tatto, amargar apenas 1% das intenções de voto.

Andrea Matarazzo (PSD), pré-candidato em 2016 pelo PSDB, que perdeu internamente e deixou o partido após desentendimento com João Doria, atual governador e eleito prefeito no primeiro turno naquele ano, tem 1%, assim como Marina Helou (Rede) e Filipe Sabará (Novo), que concorrem à prefeitura de São Paulo pela primeira vez. Os já conhecidos Levy Fidelix (PRTB) e Vera Lucia (PSTU) também aparecem com 1%.

O mundo em chamas...

Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales do Sul (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Imagens de satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global.

Os danos ambientais

"Você pode não ver incêndios como os da Califórnia, porque os da Amazônia continuam muito baixos, mas causam mais danos", diz Paulo Moutinho, cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

"As árvores podem morrer lentamente em poucos anos". "Um hectare de floresta na Amazônia tem 300 espécies de plantas e árvores, a Califórnia, em comparação, tem apenas 25."

Fenômeno atinge a todos

Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020. Ao contrário das condições de seca na costa oeste dos Estados Unidos, os incêndios florestais no Brasil são causados principalmente pelo desmatamento, que alguns ambientalistas dizem ser motivados pelas políticas governamentais pró-agricultura e mineração.

Mas não são apenas as florestas tropicais da América do Sul que estão queimando. Ao sul da Amazônia, no Pantanal, os incêndios também estão intensos. O bioma se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia e é uma das áreas de maior biodiversidade do mundo.  O fogo arde na costa oeste dos Estados Unidos, em Nova Gales do Sul, na Austrália, no Ártico Siberiano e no Pantanal brasileiro, mas chamas têm naturezas diferentes

Imagens de satélite também mostram incêndios florestais densos na África tropical, através da savana e pradarias onde, a cada ano, ocorre a maioria dos incêndios florestais do mundo. Mesmo que esses incêndios pareçam ser bastante densos, os cientistas dizem que isso não significa necessariamente que terão um impacto ambiental mais severo. 

África

"A maioria desses incêndios na África é um processo natural que vem acontecendo há milhares de anos", diz Niels Andela, professor da Escola de Ciências da Terra e do Oceano na Universidade de Cardiff.

"É assim que a vegetação se regenera na região." Esses incêndios florestais africanos também são vistos como menos prejudiciais porque as savanas e pradarias regeneradas absorvem parte do carbono que é emitido durante a queimada. Embora a temporada de incêndios florestais na Indonésia tenha começado há alguns meses, as províncias de Kalimantan Central e Sumatra ainda continuam sofrendo com os incêndios florestais.

A terceira maior província do país, Kalimantan Central, declarou Estado de emergência em julho, depois de registrar mais de 700 incêndios.

Os ambientalistas dizem que o impacto econômico da covid-19 levou a reduções orçamentárias significativas, impactando o patrulhamento das florestas e a prevenção de incêndios.

Califórnia - USA

Quando os incêndios na Califórnia começaram a aumentar no mês passado, o Círculo Polar Ártico já havia experimentado tragédia semelhante. As chamas queimaram a vegetação nativa, a tundra, e cobriram de fumaça as cidades siberianas. Esses incêndios no Ártico emitiram um recorde de 244 megatoneladas de dióxido de carbono — 35% a mais do que todo o ano passado, de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus.

WhatsApp inova com aplicativo de segurança digital

 

Com o objetivo de tentar aumentar a segurança de seus usuários, o WhatsApp lançou uma nova versão de tes tes, que tem uma função que fará com que o usuário tenha de desbloquear a tela usando sua impressão digital para utilizar a versão em desktop do aplicativo. O site WABetaInfo, que costuma antecipar novidades do app, encontrou evidências desse reforço na segurança da plataforma na versão 2.20200.10 beta do WhatsApp, a mais recente, para o Android.

 

Para aqueles que nunca usaram a versão do WhatsApp Web, ele permite que você acesse a plataforma no seu PC ou Mac meio de um código QR, ao escaneá-lo pelo app instalado no seu smartphone. De acordo com o WABetaInfo, a mudança deve evitar que seu WhatsApp abra no computador só porque você logou nele uma vez, como acontece hoje, acrescentando uma nova camada de segurança às conversas.

 

O acesso só será liberado quando houver a autenticação da impressão digital no aplicativo em seu celular. Isso é especialmente importante para usuários que acessam o WhatsApp Web de um aparelho usado por várias pessoas.