Busca:

sábado, 17 de fevereiro de 2024

ROBERTO MONTEIRO PINHO

BOLSONARO: Ato de 25 de fevereiro na Paulista, poderá ter público superior a 7 de setembro de 2022

 

Com a presença de lideranças da direita e extrema direita, na manifestação convocada para o dia 25 de fevereiro na Avenida Paulista em São Paulo em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os organizadores, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). São esperados o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente da Argentina, Rafael Milei, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já citados nas redes sociais. Bolsonaro vai aproveitar a oportuindade para se defender publicamente, de todas as acusações que têm sido imputadas nos últimos meses. 

"Ato pacífico em defesa do Estado Democrático de Direito"

Para evitar violação de direitos e ações truculentas, o ex-presidente pede para que apoiadores não levem faixas e cartazes que possam ofender outros políticos ou instituições e não façam manifestações nas vizinhanças da Paulista. E frisou em sua rede social: “a estratégia é evitar acirramento com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com o ministro Alexandre de Moraes, que relata os inquéritos que investigam Bolsonaro e seus aliados. 

 

Bolsonaro embora não tenha sido indiciado, no dia 8 de fevereiro, acabou sendo alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga uma organização criminosa, que supostamente tramava um golpe. Por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, recente o ex-presidente teve o passaporte apreendido e foi proibido de deixar o país. Seus advogados peticionaram na Polícia Federal pedindo a liberação do documento. Para evitar interpretação equivocada o ex-presidente fez questão de frisar que: o “Ato é pacífico em defesa do Estado Democrático de Direito". A espectativa é de que o Ato, segundo seuss organizadores poderá ter público superior ao de 7 de setembro de 2022.

A Fuga dos presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN sob nebulosa

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou a imprensa na quinta-feira (15) que a fuga de dois presos da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, “é grave” e “não pode ser minimizada”.

Ao falar sobre o caso, o ministro informou que itens como câmeras e lâmpadas não estavam funcionando adequadamente no estabelecimento. Para os seguidores de Bolsonaro, a fuga, dos criminosos, coincidente com a exposição do ex-presidente no Ato público de 25 de fevereiro, traz preocupação.  

O ministro da Justiça e seus argumentos

– Algumas câmeras não estavam funcionando adequadamente, assim como algumas lâmpadas que poderiam detectar alguma fuga não estava funcionando adequadamente. De quem é essa responsabilidade será objeto das investigações – declarou. (Agência EFE).

USA: Biden poderá ser afastado da presidência por incapacidade mental

Nesta terça-feira (13), o procurador-geral da Virgínia Ocidental, o republicano Patrick Morrisey, pediu à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que invocasse a 25ª emenda da Constituição para inabilitar como presidente Joe Biden, de 81 anos.

 

Morrisey apoiou sua carta no relatório do promotor especial Robert Hur com as conclusões da investigação realizada sobre Biden pela retenção de documentos confidenciais de sua época como vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), no qual, embora tenha recomendado não o acusar, destacou que demonstrou uma memória “significativamente limitada”.

 

– O declínio cognitivo do presidente Biden é uma grande preocupação para os americanos, especialmente nestes tempos em que a nossa nação enfrenta uma crise após a outra, tanto aqui como no exterior. Precisamos de um presidente mentalmente capacitado – disse o procurador-geral da Virgínia Ocidental.

 

Trunp venceu mais uma prévia republicana

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu o caucus republicano (que funciona como uma prévia das eleições presidenciais), em Nevada, nesta quinta-feira (8). O partido realizou dois tipos de prévias no estado: o caucus e uma primária, na última terça (6), quando Nikki Haley, rival de Trump, ficou em segundo lugar – quem “venceu” foi a opção “nenhuma das anteriores”.

No discurso realizado em Las Vegas após a vitória no caucus, Trump debochou de sua concorrente ao parabenizar “nenhuma das opções acima” pela “vitória”. Trump e Haley estão competindo pela vaga do Partido Republicano para concorrer às eleições presidenciais. No estado de Nevada, duas disputas são possíveis, o caucus ou a primária. Haley participou das primárias, enquanto Trump escolheu o caucus.

O café brasileiro volta para o pódio mundial

A safra de café do Brasil na temporada 2024/2025, cuja colheita começa nos próximos meses, foi estimada nesta sexta-feira (16) em 69,4 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 4,6% na comparação com a temporada anterior, após uma melhora no clima na região de produção de grãos arábica, segundo relatório do Itaú BBA. O banco de investimento notou ainda que, apesar da recuperação na safra em relação aos últimos anos, a colheita ainda ficará um pouco abaixo do recorde registrado em 2020/2021, quando somou 69,9 milhões de sacas.

“Após um período pós-floração complicado nos cinturões cafeeiros do Brasil, com pouca chuva e muito calor, principalmente no Cerrado mineiro, a condição das lavouras melhorou razoavelmente, com a volta das chuvas a partir da segunda quinzena de dezembro e bons volumes em janeiro”, disse o Itaú BBA.

Segundo o relatório da Consultoria Agro do banco, o Sul de Minas Gerais, principal região produtora, “onde as chuvas chegaram um pouco mais cedo que no Cerrado, tem apresentado um desenvolvimento satisfatório e há sinalizações de que a safra do arábica na região poderá ser um pouco maior que a colhida no ano passado”. O Cerrado, acrescentou a instituição, possivelmente será a única região de arábica entre as mais relevantes a ter contração em relação ao ano passado.

China: Queda na venda do iPhones é causada pela competividade regional

Os chineses compraram menos iPhones na primeira semana de 2024. De acordo com a Reuters, houve uma queda de 30% nas vendas dos smartphones da Apple no país. Ainda segundo analistas da consultoria Jefferies, a redução inédita está associada a um aumento da competição de rivais domésticos como Huawei, por exemplo.

A situação é ainda mais preocupante já que a Apple vem praticando descontos consideráveis no país em vários modelos. O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, por exemplo, tiveram redução de 16% no preço. Em todo o ano de 2023, a Apple teve uma queda de 3% no total de vendas, o equivalente a uma redução de 0,4% em sua participação de mercado na China.

Enquanto isso, a chinesa Huawei teve um crescimento de 6% de participação de mercado no último trimestre de 2023. A conclusão dos analistas é de que a Apple enfrenta maior pressão competitiva de rivais chineses neste ano e que o volume de venda continue a cair nos próximos meses.

Núcleo de Conteúdo ANIBRPress/forbesagro

ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, CEO em Jornalismo Investigativo, ambientalista, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca - AEBAT. Membro da ALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, Técnico em Arbitragem. (Lei 9307/1996). Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Observador para Assuntos sobre Liberdade de Imprensa no Parlamento Europeu e Direitos Humanos na ONU. Editor Executivo da Revista PeopleNews Brasil-USA. Jornal Tribuna da Imprensa Online. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais, blog Análise & Política. Repórter Correspondente de Guerra. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros e-book: “Os inimigos do Poder”, ”Mr. Trump na visão de um jornalista brasileiro”,  “Quando ouço uma Canção” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

Contato: robertompinho@yahoo.com.br

@robertomonteiropinhooficial