Busca:

domingo, 10 de dezembro de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

RUMORES! A possibilidade de Lula deixar a vida pública não é remota

Sopram ares da Argentina de que uma suposta vidente conhecida apenas como, “Rosário”, no curso da campanha eleitoral, teria revelado de forma velada, que o candidato Javier Milei, seria o novo presidente do País. O assunto ecoou nos corredores da política portenha, e para surpresa de todos, a previsão se concretizou. Agora “los Hermanos, querem saber quem é de fato, e se existe ou não a vidente Rosário? Ou seria somente uma invenção mediática da massa que apoiou Milei, ou a voz silenciosa dos argentinos? Verdade ou ficção, Javier Milei teve a Cerimônia de posse no dia 10 de dezembro.

Por aqui rumores, (de articulados políticos) ecoam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem demonstrando fadiga política, agravado com o resultado de suas viagens terem baixo resultado, ficando abaixo do esperado. Dois dele: as pretensas intermediações nas Guerras da Rússia – Ucrânia e Israel - Hamas. O que terminando e fulminando o ânimo do petista, foi insistente e frustrada tentativa de viabilizar o Mercosul.

Para baixar a auto estima do presidente, a vitória de Milei, que não estava nos planos da esquerda brasileira, acabou fulminando a pretensão de Lula de ser o político número um da América Latina. O fato é que o destino fez o seu papel na direção da direita, que emergiu na eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Assim em meio a reticentes ataques a Lula e a esquerda, Milei contou com apoio popular e das instituições, para garantia da lisura do pleito eleitoral. E por outro num processo de voto impresso e auditável. 

Vexame no exterior e o desprezo de Macron

Para o jornalismo monetizado pelo governo, cooptado e de cunho esquerdista, Lula ainda têm fôlego para enfrentar as eleições deste ano. No entanto fontes raiz do Partido dos Trabalhadores (PT), estão propondo um debate, para tirar posição da campanha, para conquistas de prefeituras. Convém ressaltar que neste porem, a presidente da agremiação, Glaise Hofmann, se manifestou publicamente sobre o assunto. Lula, rancoroso, vem se manifestando quanto a tentativa do seu amigo e presidente da Venezuela Nicolás Maduro, de se apossar do território na Guiana. Para isso, Lula propõe diálogo, a mesma narrativa primária proposta nos casos das Guerras em Gaza e na Rússia.

Num claro cenário que coloca Milei no centro das atenções no continente, e ignorando o discurso populista de Lula, o presidente da França Emmanuel Macron, fulminou a participação do seu país, no bloco que inclui o Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Essa foi mais uma derrota, deixando Lula no "vácuo". O fato de não conseguir impor uma Pauta a seu gosto, sobre o Tema, na 28a Conferência das Partes (ou “COP”) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). O órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) é responsável pelo clima, comanda a Conferência que se realizará a 28ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto.

A COP reúne as 198 “partes”, (ou seja, os 197 países e a União Europeia que assinaram a Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Este tratado é uma das três convenções do Rio de Janeiro adotadas na Cúpula da Terra, a Rio-992.

Pesquisa aponta o total de 60% na reprovação da administração Lula

O Instituto de Ipec divulgou na quinta-feira (7/12), pesquisa que aponta o resultado de que 38% dos brasileiros consideram o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Em relação à última pesquisa, divulgada em 6 de setembro, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 40% para 38%. Já a reprovação aumentou cinco pontos, de 25% para 30%.

 

De acordo com a pesquisa, consideram regular que 30% avaliam e como ruim ou péssimo somam 30%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 5 de dezembro.


Foram feitas nove perguntas que avaliam a opinião dos brasileiros em diversos segmentos. Confira abaixo cada uma delas.

 

À pergunta:  "Como o (a) sr (a) classifica a administração do Presidente Lula até o momento?" , as respostas foram:

13% - ótima
25% - boa
30% - regular
9% - ruim
21% - péssima
2% não sabem/não responderam

Imagem: Arquivo

Avaliação negativa do STF sobe para 38%. Aprovação despenca

O Instituto de Pesquisa Datafolha, e o jornal “Folha de S.Paulo” divulgaram no sábado (9), a Pesquisa que aponta 38% dos entrevistados, reprovando a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Já o trabalho da Corte é aprovado por apenas  27%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.004 pessoas em 135 cidades, no dia 5 de dezembro.

O resultado indica que houve piora na avaliação do STF, na comparação com dezembro de 2022. À época, havia empate no índice de aprovação e reprovação: 31%. Além disso, 31% dos entrevistados consideram o desempenho da Corte regular. Em dezembro de 2022, o índice estava em 34%.

A avaliação do STF é melhor entre aqueles que se declaram petistas: 45% acham o trabalho dos ministros ótimo ou bom. Já a reprovação é maior entre os bolsonaristas, sendo que 65% dos entrevistados deste grupo classificam a atuação como ruim ou péssima. (Fonte G1).

Governo: 40% dos Brasileiros não confiam nas declarações do presidente Lula

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira (7) pelo jornal Folha de São Paulo, revela a percepção dos brasileiros sobre a confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme a sondagem, 40% dos entrevistados afirmam nunca confiar nas falas de Lula, enquanto 24% sinalizam confiança constante.

Ao considerar a divisão por níveis de escolaridade, os menos escolarizados lideram o índice de confiança nas declarações do ex-presidente. A análise regional aponta que eleitores da região Sul do Brasil demonstram maior ceticismo, com quase metade do eleitorado indicando nunca confiar nas declarações do petista.

Invasão da Guiana poderá ter intervenção da ONU. Lula insiste Brasil em mediar

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, disse ter recebido o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do conflito diplomático com Nicolas Maduro e que o brasileiro teria o garantido que "não veria nenhum comportamento imprudente da Venezuela". A declaração foi feita em uma entrevista à "CNN" na quarta-feira, (6). Mantendo a posição, o Brasil segue sua histórica linha de neutralidade nos conflitos entre nações

O presidente da Guiana, já afirmou que governo guianense trabalha junto ao Departamento de Estado dos EUA. "Deixamos bem claro aos investidores e a todos os guianenses que Essequibo pertence à Guiana. Em 1899, as fronteiras foram resolvidas. Venezuela participou na determinação da fronteira", pontuou Ali. Por seu lado o presidente da Guiana afirmou também que recorrerá ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas contra a "alegação ilegal" da Venezuela pelo controle de Essequibo.

Brasil lidera o ranking dos dez países com maior número de mortes violentas

O Brasil lidera a lista dos dez países com o maior número de mortes violentas, de acordo com o Estudo Global sobre Homicídios divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) na sexta-feira (9) em Viena, conforme relato da agência EFE.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estima que, em 2021, ocorreram 458 mil homicídios em todo o mundo. A taxa global foi de 5,8 por 100 mil habitantes, sendo que 81% das vítimas eram homens e meninos. O relatório utiliza o ano de 2021 como referência, mas, devido à falta de dados de alguns estados para esse ano, o ano de origem dos números de homicídios é especificado entre parênteses.

A seguir, os dez países com o maior número de homicídios no mundo:

  • Brasil: 47.722 (2020)
  • Nigéria: 44.200 (2019)
  • Índia: 41.330
  • México: 35.700
  • África do Sul: 24.865
  • Estados Unidos: 22.941
  • Mianmar: 15.299
  • Colômbia: 14.159
  • Rússia: 9.866
  • Paquistão: 9.207

Fonte: Gazeta Brasil

ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, CEO em Jornalismo Investigativo, ambientalista, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca - AEBAT. Membro da ALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, Técnico em Arbitragem. (Lei 9307/1996).  Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Observador para Assuntos sobre Liberdade de Imprensa no Parlamento Europeu.  Editor Executivo da Revista PeopleNews. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais, blog Análise & Política. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros: “Os inimigos do Poder”, e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

Contato: robertompinho@yahoo.com.br

@robertomonteiropinhooficial