Busca:

sábado, 4 de novembro de 2023



ROBERTO MONTEIRO PINHO

ELEIÇÃO: Lula declara apoio a Massa, enquanto Milei lidera as pesquisas para presidente da Argentina.

 

O segundo turno das eleições presidenciais da Argentina marcadas para o dia 19 de novembro, poderá ter a vitória de Javier Milei, que ficou em segundo lugar no primeiro turno. Agora figura a frente de Sergio Massa com 4 pontos percentuais. Vivendo uma das suas piores crises econômica, o país está mergulhado no descrédito, e vive num caos social. Na opinião de analistas políticos, o eleitor está com inclinação em votar no opositor Milei, em resposta o falido modelo político do peronismo.

Enquanto o candidato Javier Milei, do A Liberdade Avança, lidera com 52% dos votos válidos, e o atual ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, aparece com 48%, na primeira pesquisa da Atlas Intel após os resultados do primeiro turno, as articulações estão mais centradas com Milei, que tem o apoio da candidata da direitista tradicional Patricia Bullrich, terceira colocada com 28,27% dos votos nas eleições do primeiro turno. Em análise da pesquisa, quando considerados os votos totais, Milei tem 48,5% e Massa tem 44,7%, números que estão dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, caracterizando um empate técnico.

Lula investe na eleição do peronista Sergio Massa

O ministro da Economia da Argentina e candidato governista à Presidência, Sergio Massa, foi recebido no dia 28 de agosto em Brasília pelo presidente Lula. Na pauta o financiamento às exportações brasileiras à Argentina, com garantia em yuans chineses. O crédito é importante para a indústria argentina não parar na reta final da campanha eleitoral. A presença do argentino ao lado de Lula visou diferenciar Massa de Javier Milei, o candidato da extrema direita argentina, aliado de Jair Bolsonaro. Enquanto Lula aposta suas fichas em Massa.

Deputados da Comissão de Segurança Pública convocam Dino pela terceira vez 

Deputados da Comissão de Segurança e Pública e Combate ao Crime Organizado convocaram pela terceira vez o ministro da Justiça, Flávio Dino, para prestar esclarecimentos no dia 21 de novembro. Na primeira vez que foi convocado, Dino não compareceu e justificou sua ausência falando em “providências administrativas inadiáveis”.

Na segunda vez, o ex-governador do Maranhão disse que não iria à Comissão por se sentir ameaçado por deputados que supostamente vão armados para a Câmara. Diante dessa justificativa, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Sanderson (PL-RS), tomou a decisão de enviar o caso para a Procuradoria-Geral da República (PGR) alegando crime de responsabilidade.

Ramagem consegue apoio de Bolsonaro para disputar a prefeitura do Rio

Fidelidade e votos de bolsonaristas são fatores de combustão para o deputado federal Alexandre Ramagem, flutuar na corrida eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. Essa semana uma nota publicada num jornalão, destacou: (...) a uma intensa "força-tarefa" visando enfrentar o atual prefeito Eduardo Paes.

Capaz de atrair o eleitorado bolsonarista, como apoio do governador Cláudio Castro, Ramagem desponta como o nome forte de oposição para enfrentar Eduardo Paes, que lidera as pesquisas para se manter na prefeitura em 2024. O caminho para a candidatura de Ramagem se tornou livre, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar o general Walter Braga Netto inelegível na terça-feira (31/10).

Efeito Lula está travando à saída dos brasileiros em Gaza

A Autoridade Geral de Travessias de Gaza divulgou na quarta-feira (01/10) a lista de estrangeiros que estão autorizados a deixar a região pela passagem de Rafah, em direção ao Egito. A lista contempla 490 cidadãos de diversas nacionalidades, muitos deles com cidadania dupla (palestina e estrangeira). O país que vai resgatar mais pessoas é a Jordânia, que tem 281 autorizados a deixarem Gaza.

Um grupo de cerca de 30 brasileiros aguarda nas cidades de Khan Yunis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. À medida que a guerra avança, mesmo essas cidades, no sul da Faixa de Gaza, enfrentam falta de água, alimentos e itens básicos, além de serem bombardeados por Israel. A posição com maior apoio internacional,  e  mais próxima para aplacar o conflito, é a de estabelecer um corredor para saída do território inóspito, ajuda humanitária aos isolados e a libertação dos civis capturados pelo Hamas.

Apoio de Lula ao grupo terrorista do Hamas, prejudica a saída dos brasileiros

O Hamas, grupo considerado terrorista por União Europeia, Israel, Reino Unido e Estados Unidos, que cometeu o atentado terrorista na manhã do dia 7 de outubro, e ceifou a vida de 252 jovens durante um show na Faixa de Gaza, já parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O fato ocorreu por ocasião de sua vitória nas eleições de 2022. O clima é desconfortável para a diplomacia brasileira que vem atuando no conflito, eis que somada a hesitação de Lula em declarar o Hamas grupo terrorista, prejudica nas relações com Israel, e interfere na negociação para saída dos brasileiros de Gaza.

Na época, o terrorista Basim Naim, membro do Bureau Político do Hamas, chamou Lula de “lutador pela liberdade” e considerou sua eleição “uma vitória para todos os povos oprimidos ao redor do mundo, particularmente o povo palestino, pois ele é conhecido por seu forte e contínuo apoio aos palestinos em todos os fóruns internacionais”. Até então, as atrocidades do Hamas não tinham chegado ao extremo do atentado ocorrido durante o show na Faixa de Gaza.

Salários mais altos se prendem a dificuldade das mulheres em negociar

A dificuldade das mulheres em negociar salários mais altos tem sido considerada por muito tempo um dos fatores que contribui para as disparidades salariais entre homens e mulheres.  No entanto, uma nova pesquisa revela uma inversão na dinâmica de género em relação às negociações, desafiando a ideia de que as mulheres estão menos inclinadas a pedir o que acreditam que merecem. 

Os autores analisaram dados de uma pesquisa realizada por um escritório de gestão de carreira com cerca de 1.000 graduandos de MBA. Eles foram questionados se negociaram a oferta para o primeiro emprego depois do programa. As mulheres (54%) foram mais propensas a dizer sim do que os homens (44%). Não é possível dizer se esse aumento na negociação feminina se aplicaria a outras profissões. A pesquisa, publicada na Academy of Management Discoveries, jornal científico da associação de estudiosos de gestão, mostra que embora as mulheres negociem mais do que os homens, elas ainda recebem significativamente menos”

Brasil vence o Chile e conquista a medalha de ouro no Pan-Americano

Nas penalidades, a Seleção Brasileira Pan-Americana leva a medalha de ouro após vencer o Chile nos pênaltis por 4 a 2. No tempo regulamentar, as seleções empataram em em 1 a 1, no Estádio Viña del Mar, em Santiago. Com o resultado, a Seleção volta a vencer o ouro no futebol desde 1987, já o Chile amarga mais um vice para os brasileiros.

Na etapa final, quem chegou perto do gol foram os chilenos, mas pararam no goleiro Mycael. Mesmo atrás do resultado, a Seleção comandada por Ramon Menezes não conseguia criar oportunidade. Mas aos 38 minutos do segundo tempo, o volante Ronald aproveitou um bate rebate na área e empatou a decisão. Na prorrogação, os dois times não fizeram muita coisa e esperaram as penalidades chegarem. (Imagem da edição: Redes Sociais).

ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, ambientalista, influenciar, CEO em Jornalismo Investigativo, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca. Membro da Federação das Academias de Letras do Brasil-ALB. Técnico em Mediação e Arbitragem. Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros: “Os inimigos do Poder”, e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

Contato: robertompinho@yahoo.com.br

@robertomonteiropinhooficial