Busca:

domingo, 14 de maio de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

GOVERNO: Pairam “nuvens espessas” no PT e aliados, após Lula chamar Rui Costa de “primeiro ministro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, de primeiro-ministro, em uma sinalização após críticas ao palaciano. A declaração foi dada na-feira (12/5) em um evento no Ceará. Na sexta, Lula deu declaração para o portal Globo News e deixou entrever sinal de preocupação.

Rui Costa vem sendo alvo de parlamentares em críticas sobre a articulação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. O ministro é um dos responsáveis pela liberação de emendas, uma das promessas do governo e principal motivo de desavença com a Câmara dos Deputados.

E o Lula finalmente deu sinal que blindou Rui Costa?

Foram suas palavras que levantou suspeita de que o presidente estaria blindando O Ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Ele quase que um primeiro-ministro. Tudo o que o presidente assina, tudo o que eu faço, 1º tem que passar na mão dele, para eu não assinar nada errado”, afirmou Lula.

“Se alguém quiser mentir para mim, ele vai dizer que é mentira, não pode assinar, não está certo. Então o sucesso do meu governo, parte dele, é a presença do melhor governador da Bahia ajudando a gente a governar esse país”, concluiu.

Costa ainda é criticado pelo temperamento explosivo com seus pares. Ele já foi alvo de reclamações de ministros após divulgação de programas sem o aval da Casa Civil. Costa admitiu que o governo errou ao atrasar a liberação de emendas parlamentares. Um dos alvos foi o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Para complicar Rui Costa teria chamado a atenção do ministro após a divulgação de um programa para reduzir o valor das passagens aéreas.

Bitcoin sempre vilão das crises no mercado financeiro

 Após boatos sobre carteiras do governo dos EUA sangrarem bitcoins no mercado.O blockchain Arkham Intelligence anunciou que irá diferenciar rótulos e listas criados por clientes daqueles que são oficialmente verificados pela companhia

A empresa anunciou na sexta-feira (12), que a partir de agora irá diferenciar rótulos e listas de carteiras criados por clientes daqueles que são oficialmente verificados pela companhia. A mudança tem por objetivo evitar a disseminação de notícias falsas capazes de gerar um impacto significativo nas cotações de criptomoedas.

 

Os problemas envolvendo a Arkham começaram em abril, quando alertas foram enviados e reverberados por perfis de redes sociais ligados ao mundo cripto, usando prints da ferramenta para dizer que o governo dos Estados Unidos estava vendendo os bitcoins (BTC) que apreendeu no escândalo da corretora Mt. Gox.

O caso criou pânico no mercado de criptoativos e levou a Arkham a se posicionar para explicar que as carteiras identificadas como sendo do governo americano não eram verificadas oficialmente pela companhia como tais.

Dia das mães, o alto preço dos presentes fez despencar as vendas no varejo

A maioria dos brasileiros (54%) entrevistados em uma pesquisa do site Reclame Aqui, não iria comprar presente de Dia das Mães, no dia 14 de maio. Entre eles, a maior fatia (66%) afirmou que não tem a quem presentear e a segunda maior (14%), que o preço dos presentes aumentou e é melhor cortar esse gasto neste ano. O restante justificou que não costuma dar lembranças nessa data ou outro motivo.

A pesquisa

 

O Reclame Aqui entrevistou 11 mil pessoas entre os dias 28 de abril e 1º de maio, por meio do site. Um dado mais preocupante é que a maior fatia (33%) fará o pagamento parcelado no cartão de crédito. Já o segundo maior grupo (22%) pagará à vista no Pix e o terceiro maior (17%), à vista no cartão de crédito. O restante pagará de outros jeitos, à vista no débito ou no dinheiro, por exemplo.

 

E, para economiza, a maioria (56%), vai celebrar o domingo de Dia das Mães com uma refeição especial em casa. Já 25% vão almoçar em um restaurante com a mãe e o restante vai celebrar de outras formas, como em uma viagem.

A cidade da Flórida é destaque no conceituado Guia Michelin

Quatro restaurantes da Flórida se juntaram ao grupo exclusivo de restaurantes com estrela Michelin, sendo eles o Koya, Lilac, Rocca e Tambourine Room. A novidade foi anunciada na quinta-feira (11/5), no Loan Depot Park, durante a cerimônia da edição de 2023 do Guia Michelin Miami, Orlando e Tampa.

Ao todo, os inspetores anônimos do Guia Michelin concederam estrelas a 19 restaurantes, com o L’Atelier de Miami, de Joël Robuchon, permanecendo no topo dessa lista com duas estrelas. A seleção de 2023 é composta por 144 restaurantes e 38 tipos de cozinha.

“A Flórida tem três pontos culinários distintos que fazem do estado um destino privilegiado para viajantes gourmet, que podem experimentar uma riqueza de sabores e estilos culinários criativos”, disse Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin.

Roberto Monteiro Pinho - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e lançamento dos livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."