Busca:

domingo, 21 de maio de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

ELEIÇÃO: Pesquisa aponta os presidenciáveis da OAB do Rio de Janeiro para 2024

OAB I. O clima de campanha eleitoral para escolha do próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro, começou a dar os primeiros sinais de embates entre dois pré-candidatos que são apontados numa pesquisa a frente dos demais citados espontaneamente e informal, realizada com 264 advogados e advogadas do estado.

De acordo com a consulta, o atual diretor financeiro da Ordem, Marcelo Oliveira, aparece com 26,3% e a vice-presidente Ana Tereza Basílio 21,4%. O ponto comum é de que ambos são da atual diretoria presidida por Luciano Bandeira, e segundo o colunista apurou, ele não teria motivo aparente, para externar sua preferência a candidatura da sucessão. Os rumores é de que acalenta, o “sonho de presidir o CR Flamengo”, segundo ecoa entre os conselheiros rubro negro.

Outros nomes foram lembrados pelos entrevistados: a advogada Sylvia Drumond com 17,5%, Sérgio Antunes - 10,08% (votos válidos), e o advogado Roque - Z 9,6%. Outros não opinaram. Para melhor avaliar, a pré-campanha os dois pré-candidatos usam as redes sociais e convidam para eventos. Basílio lança dia 23 (terça) às 19h, na Livraria Travessa no Shopping Leblon, seu livro Ana Tereza Basílio: “A vitória do devido processo legal” escrito com detalhes sobre o episódio do caso Fecomércio. Já Oliveira recebe advogados na mega Feijoada, marcada para o dia 28 no Circo Voador.

Advogados clamam por soluções imediatas

OAB II. O que difere os dois nomes na liderança, é o formato de campanha. Basílio investe na advocacia feminina, que hoje é maioria no cenário nacional, alicerçada com a rotina de visitas as subseções, base de todas as eleições. Por sua vez Oliveira aposta no aguerrido projeto da defesa dos advogados, formando um exército de profissionais, para os postos de defensores das Prerrogativas, principal problema na relação advogado-juiz.

Segundo a advocacia é pouco. Existem questões mais importantes do que um projeto eletivo, em detrimento das que afetam o exercício da atividade, pontificado, pelo alto valor da anuidade e a falta de um plano de saúde com valor acessível para o advogado e seus familiares.

É bom lembrar os números das eleições de 2021 quando o atual presidente da OABRJ, Luciano Bandeira foi reeleito pela Chapa 1 - OAB Forte e Unida e obteve 49,45% dos votos válidos (que correspondem a 45,85% do total dos votos apurados). Outras três chapas que concorreram, tiveram os seguintes resultados: Sylvia Drumond - 27,99% (votos válidos); Sérgio Antunes -  13,05% (votos válidos) e Roque Z -  9,51% (votos válidos). Olhando esse cenário, os resultados somados ameaçam um suposto “já ganhou”, que pode ser desenhado a partir da criação de uma frente, ou união desses candidatos, liderado por um dos nomes que lideram a pesquisa. (Pesquisa realizada pelo Núcleo de Conteúdo ANIBRPress).

Eleição de prefeito no Rio causa racha no andar de cima

A intenção do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), em ter como vice na sua chapa a reeleição, o seu amigo Pedro Paulo encontra forte resistência do PT.

O partido de olho em 2026 já trabalha nos bastidores para montar sua base de 2024, se preparando para enfrentar o batalhão de seguidores e partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

O chefe do Executivo carioca articula para ter como vice Pedro Paulo, que foi acusado em 2010 de agredir a ex-esposa. Ainda liderando as pesquisas, Paes estará dependendo da chapa para 2024, quando acontecerá o julgamento das urnas e a resposta com o preço de uma composição fora do eixo da moral e da defesa da mulher.

Pazuello já tem a benção de Bolsonaro para disputar a prefeitura no Rio

Com articulação e benção de Bolsonaro, o deputado federal (PL) Pazuello quer formar uma chapa raiz, e ter como vice o deputado estadual Alan Lopes, também do PL.

Sem influência no Rio, o presidente do PL Valdemar da Costa Neto, já sabe que o senador Flávio Bolsonaro, nem qualquer nome apoiado pelo governador Cláudio Castro, está nos planos do partido. Para quem não sabe o candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024 preferido de Costa Neto é o general Braga Neto.

Ao que tudo indica, o eleitor carioca, ainda navega em mar revolto na política de casa. Braga Netto, segundo os mais próximos do militar, ele não gosta da ideia de ser candidato a prefeito. O general quer mesmo é concorrer ao Senado por Minas Gerais nas eleições de 2026, quando duas vagas de senador estarão em disputa por estado.

Bolsonaro, “Para me prender precisaria ter feito 10% do que o Lula fez”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disso em roda de amigos, que não há motivos para ser preso. Embora não tenha citado o nome, o ex-mandatário ainda disse que para justificarem a sua prisão, ele precisaria ter feito pelo menos 10% do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez.

"Para ter algum motivo que justificasse isso, eu precisaria ter feito pelo menos 10% do que ele fez (Lula)... Algumas pessoas importantes, não vou dizer os nomes, já diziam antes de acabar o governo que querem me prender. Uma prisão light, apenas para me carimbar com a pecha de ex-presidiário", disse em entrevista.

O apagão do STF para tratar da questão das fake news

O Supremo Tribunal Federal (STF) prestes a julgar quatro ações com impacto sobre plataformas digitais, das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, pode não sair do lugar. A questão divide a opinião pública — também há temor de que novas regras adotadas pelo Congresso ou pelo Supremo acabem limitando a liberdade de expressão.

 

As plataformas como Google (dona do YouTube), Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Telegram e Twitter usam esse argumento para se opor às mudanças, que podem aumentar seus custos operacionais e o risco de punições, como multas elevadas caso não cumpram novas regras.

 

O tema ganhou urgência devido à percepção de parte da sociedade de que é preciso adotar regras mais rígidas sobre esse setor para evitar a circulação de conteúdo criminoso nas redes, como mensagens que incentivem assassinatos em escolas ou ataques contra o sistema democrático.

 

Anitta lança marca de perfume e pede para cheirar a bunda do entrevistador

Anitta causou furor ao participar do podcast “Sundae Conversation with Caleb Presley!. A cantora está lançando um perfume íntimo batizado de “Puzzy” e contou sobre a novidade no podcast. Ela afirmou que um cheiro forte surge no momento em que as nádegas se encostam, ao andar.

Em dúvida se a fala da cantora era séria ou uma brincadeira, se ela realmente queria aquilo, ele a questionou e recebeu a confirmação: “Sim, pode ir lá e traga para a gente. Eu garanto que tem cheiro. ”Presley então foi ao banheiro e, ao retornar, colocou o dedo perto do nariz de Anitta. A reação arrancou risadas, pois a Poderosa gritou e gesticulou: “Credo, cheira muito mal! Meu Deus.”

A Taxa Selic em 13,75 ainda no retrovisor do BC

Apesar da atividade econômica brasileira apresentar leve crescimento no primeiro trimestre deste ano, segundo informações divulgadas na sexta-feira (19/5) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 2,41% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

ROBERTO MONTEIRO PNHO - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca AP4.2. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e lançamento dos livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."