Busca:

domingo, 20 de dezembro de 2020

ANÁLISE & POLÍTICA

ROBERTO MONTEIRO PINHO

                                   Digital Analys-influencer

Bolsonaro cumprimenta o presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden

O presidente Jair Bolsonaro, enfim, cumprimentou o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira (15) pela vitória no Colégio Eleitoral. "Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo 'a terra dos livres e o lar dos corajosos'", diz a mensagem divulgada por Itamaraty.

"Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos". Com a mensagem, Bolsonaro se tornou praticamente o último governante de um país grande a felicitar Joe Biden. Apenas o ditador da Coreia do Norte, Kim Jongún, ainda não mandou os parabéns para o democrata.

Aliança Brasil caminha com dificuldade e Bolsonaro escolhe partido em março

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta terça-feira que acredita que o Aliança pelo Brasil não será formado e que irá escolher uma partido para se filiar até março do ano que vem. Ele disse que está negociando com uma legenda, mas não informou qual. Mais de um ano depois, o partido que o presidente tenta criar não conseguiu reunir nem 10% das 492 mil assinaturas necessárias para o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

"Eu tenho falado que mais ou menos em março eu defino. Eu acho que o partido que nós começamos a formar vai ser difícil a formação, é muito burocratizado, é complicado fazer um partido. Se fosse cinco ou seis anos atrás, se tivesse pensado isso lá atrás, eu teria um partido para mim", afirmou em entrevista à Band. 

Tudo indica que voltará para os Progressistas

Questionado se estaria negociando com alguma sigla, Bolsonaro afirmou que sim, mas não mencionou qual "porque tudo pode acontecer". Em seguida, citou o PP, partido que foi filiado até 2016, o PTB, de Roberto Jefferson, e "partidos pequenos".

"Não posso falar o nome do partido porque tudo pode acontecer. Então em março eu devo definir o partido para mim. Tenho vários partidos que estão me convidando. Tem meu ex-partido o Progressistas me convidando, fiquei muito honrado, o PTB também me convidou, estou muito honrado também, e tem outros partidos pequenos". 

A eleição para a presidência da Câmara

Na sexta-feira (18), partidos de esquerda anunciaram que irão apoiar o bloco formado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a sucessão no comando da Casa. Com a medida, o bloco de Maia ganhou o apoio do PT, do PCdoB, do PSB e do PDT.

Os quatro partidos já haviam anunciado, nesta quinta-feira (17), que iriam vetar qualquer candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Um deles é o deputado Arthur Lira (PP-AL), principal adversário de Maia.

No total, o bloco formado por Rodrigo Maia tem o apoio de 11 siglas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. A eleição para o comando da Casa irá ocorrer em fevereiro do ano que vem.

Crianças e adolescentes mortos por policiais no Brasil

Entre 2017 e 2019, pelo menos  2.215 crianças e adolescentes foram mortos por policiais no Brasil. E o índice vem crescendo. Em 2017, as mortes na faixa etária entre 0 e 19 anos correspondiam a apenas 5% das execuções por policiais. No ano passado, subiu para 16%.

O levantamento foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido da Folha de S. Paulo.  Apenas unidades da federação que disponibilizam informações sobre a idade das vítimas foram levadas em consideração: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Rio de Janeiro encabeça a lista

Rio de Janeiro é o campeão em casos de letalidade policial nessa faixa etária, mesmo com metade dos registros sem informação de idade. Foram 700 mortos entre 2017 e o primeiro semestre de 2020.

Nem a pandemia foi capaz de amenizar os casos de violência policial a crianças e adolescentes no Rio. De janeiro a junho, 99 crianças e adolescentes foram mortos por policiais —27% na capital e 73% em outros municípios. O estado responde por quase 40% das mortes de crianças e adolescentes decorrentes de intervenção policial no país e esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos.

São Paulo, Pará e Paraná lideram a lista

São Paulo vem logo atrás. Em 2019, 120 crianças e adolescentes foram mortos pela polícia —53 na capital e 67 em outros municípios. Esse número, ao contrário do Rio, vem caindo, mas em 28% dos registros não há a idade da vítima. Em seguida estão Pará e Paraná. O primeiro, com 102 mortes - o estado não registra idade em 26% dos casos. Já no Paraná, foram mortas 58 crianças e adolescentes por policiais em 2019. Atrás, Ceará, com 39 e Minas Gerais, 19.

Apesar das imprecisões nos dados disponibilizados pelos estados, o levantamento diz que pelo menos 69% das vítimas da letalidade policial entre crianças e adolescentes no país são negras (pretas ou pardas) e que os casos se concentram na faixa etária que vai dos 15 aos 19 anos.


Receita Federal denuncia Globo por “associação criminosa”

A Receita Federal começou a autuar atores e atrizes contratados pela Globo, acusando a empresa de “associação criminosa” nos acordos feitos com os artistas. As informações são do portal Notícias da TV. Até agora, 12 pessoas teriam sido autuadas pela Receita Federal. Segundo a instituição, ao todo serão notificados 43 artistas contratados pela empresa. De acordo com o Notícias da TV, a cobrança pode ser feita para os artistas ou para a própria Globo.

A investigação diz respeito a vínculos da empresa com artistas como pessoas jurídicas, em vez de ser pelo regime CLT. O advogado Leonardo Antonelli, que representa os contratados pela Globo, afirmou ao portal que a acusação “não faz o menor sentido”. A Receita Federal é um órgão ligado à presidência da República.

Conforme a lei do Brasil, serviços intelectuais, de natureza artística ou cultural podem entrar no regime de tributação de pessoas jurídicas. Nestes casos, em vez de contratar a pessoa, é contratada uma empresa, o que evita o pagamento de determinados impostos e outros benefícios trabalhistas. A defesa entrou com um recurso na Receita Federal. Ao longo desse processo, as multas aplicadas não precisam ser pagas. Segundo o Notícias da TV, em alguns casos os valores passam dos R$ 10 milhões.

Covid: United Airlines expulsa criança de dois anos de vôo no EUA

Um casal foi expulso de um vôo nos Estados Unidos depois que a filha recusou-se a utilizar uma máscara de prevenção à Covid-19. Eliz Orban e seu marido ainda foram banidos pelo resto da vida de vôos da United Airlines.

Eliz filmou a situação e a expôs no Instagram e no Twitter. No vídeo, a criança de dois anos aparece cobrindo o rosto com as mãos e chorando enquanto o pai tenta colocar a máscara nela. Pouco depois, um comissário de bordo aparece pedindo que a criança vista a peça.

Pais ficam proibidos de viajar com a companhia

Uma argumentação tem início, enquanto o pai tenta convencer o funcionário de que pode cobrir o rosto da filha de outras formas. O comissário, então, pede que o casal e a criança deixem o avião. Momentos depois, ainda os informa de que nunca mais poderão viajar com a companhia.

Eliz e o marido expõem diversas vezes a incredulidade em relação à decisão da empresa diante da atitude de uma criança de dois anos, mas em vão. “Fomos expulsos do vôo porque nossa filha de dois anos não queria usar a máscara. E nós tentamos!”, resume a mulher no vídeo.

Aos nossos seguidores e familiares,

os mais efusivos votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

*Comunicamos que voltaremos a circular a partir do dia 16 de Janeiro de 2021