Busca:

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  

ROBERTO MONTEIRO PINHO

 

DENGUE: Deputado da oposição aponta que Lula negligenciou compra das vacinas em 2023

O líder da oposição na Câmara, deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) usou suas redes sociais no dia (21/1) para relembrar a negligência do presidente Lula com as vacinas contra a dengue em 2023, produzindo recorde de casos das doenças.

Em julho do ano passado, o governo petista alegou prestigiar a produção da vacina nacional, do Instituto Butantan, que não tinha, sequer, data prevista para a conclusão de suas pesquisas, ou seja, sem perspectiva para ser aprovada e pronta, de fato. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) não teve outra opção: ficou sem receber vacina contra a dengue.

“Boom da doença no país”

Somente no sábado (20/1), após o “boom” da doença no país, o Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue, fabricadas e doadas pelo laboratório japonês Takeda. A primeira remessa possui apenas 750 mil doses. De acordo com o governo, serão priorizados adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes.

A decisão do governo Lula desencadeou um recorde da doença em todo o país. O número de casos só nas duas primeiras semanas deste ano foi mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado: 55,8 mil casos prováveis.

MP-SP: Notícia- crime contra José Genoíno por crime de racismo

 

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o ex-deputado federal José Genoíno (PT-SP), que defendeu um boicote contra “empresas de judeus” durante uma transmissão ao vivo. O parlamentar afirmou no documento que Genoíno cometeu crime de racismo.

– O boicote defendido por Genoíno fere a liberdade de crença prevista na Convenção da ONU contra toda forma de discriminação; ademais, priva alguém [empresários judeus] de direitos por motivos de crença religiosa, ferindo a Constituição Federal – argumentou Zacarias.

Notícia-crime é um aviso, que pode ser dado por qualquer cidadão, informando as autoridades de que existe um crime sendo praticado. A autoridade que recebe a notícia-crime, polícia ou Ministério Público, por exemplo, pode determinar a

Investigação dos fatos narrados. Guto Zacarias pede que o Ministério Público Federal “inicie a persecução penal em desfavor de José Genoíno”.

Eleições 2024: TSE contratou a Anatel para efetivar bloqueio judicial de sites

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, fechou um acordo de cooperação com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ter um canal direto com órgão para efetivar o bloqueio judicial de sites em tempo real. A informação publicada na coluna Radar, da revista Veja. Em dezembro do ano passado, Moraes já havia assinado um outro acordo com a Anatel relacionado às eleições, mas o intuito do acerto em questão seria combater a reprodução de desinformação produzida por inteligência artificial.

Na ocasião, o TSE informou que as determinações do tribunal para retirada de conteúdos prejudiciais ao processo eleitoral deixariam de ser enviadas por oficial de Justiça e passariam a ser comunicadas por um sistema eletrônico, com objetivo de acelerar o cumprimento do bloqueio de sites que divulgassem notícias falsas no pleito. Em dezembro, Moraes declarou que a Justiça Eleitoral iria regulamentar o uso de inteligência artificial nas eleições municipais de 2024. De acordo com o TSE, a parceria entre os órgãos estaria justificada pelo Marco Civil da Internet, que responsabiliza usuários ilegais nas redes sociais.

Costa Neto compara Lula a Bolsonaro

Há pouco o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deu declarações, comparando o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao ex-presidente Jair Bolsonaro reacenderam uma discussão que tinha sido quase extinta da política nacional nos últimos meses: a lacuna eleitoral de um partido que corresponda aos valores da parcela da população definida como conservadora nos costumes e liberal na economia.

O dirigente justifica sua posição diante do fracasso na organização do Aliança pelo Brasil, partido idealizado em 2019 pela base de Bolsonaro que tinha como meta a disputa eleitoral de 2022, fez com que o assunto perdesse gradualmente o vigor. A falta de adesão autêntica a princípios e a ameaça de infidelidade de líderes dos atuais partidos que abrigam direitistas, contudo, têm feito parte da direita pensar em resgatar o plano.

Apoiador do Hamas participa de evento do Ministério dos Direitos Humanos

Na terça-feira (23/2), o Ministério dos Direitos Humanos promoveu um debate sobre liberdade religiosa e laicidade, contando com a presença de Sayid Tenório, vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina e apoiador declarado do grupo terrorista Hamas. A participação de Tenório no evento foi divulgada em suas redes sociais na quarta (24/2).

O Instituto Brasil-Palestina, do qual Tenório é vice-presidente, tem como foco promover o diálogo e a compreensão entre o Brasil e a Palestina. No entanto, a presença de Tenório, que expressa apoio ao Hamas, organização considerada terrorista por diversos países, gerou polêmica e críticas.

O Hamas é responsável por diversos atentados terroristas, sendo acusado de ataques contra Israel e envolvimento em atividades violentas. Em 2023, após um ataque do Hamas contra Israel, Tenório causou indignação ao zombar de uma mulher que apareceu em um vídeo sendo sequestrada pelos extremistas. Até o momento, o Ministério dos Direitos Humanos não emitiu declarações oficiais sobre a participação de Tenório no debate.

China em alerta por conta da redução de população

 

A população da China diminuiu pelo segundo ano consecutivo, causando ainda mais preocupações sobre o crescimento futuro da segunda maior economia do mundo. 

Dados divulgados na quarta-feira (17/01) mostraram uma população de 1,409 bilhão no final de 2023 – uma redução de 2,08 milhões em relação a 2022.

O declínio mais recente é o dobro do registrado no ano anterior, que marcou a primeira queda populacional no país em 60 anos.

 

Mas especialistas dizem que a queda já era esperada, considerando a classe urbana em expansão e a baixa recorde na taxa de natalidade do país. Pequim disse nesta quarta-feira que a taxa de natalidade caiu para 6,39 para cada 1.000 habitantes, se igualando à de outras nações do Leste Asiático, como Japão e Coreia do Sul. 

As taxas de natalidade do país vêm caindo há décadas - depois de impor a controversa política do filho único na década de 1980 para controlar a superpopulação da época. O governo suspendeu a política em 2015 para tentar conter a queda populacional e criou também uma série de incentivos, como subsídios e pagamentos para encorajar as pessoas a constituir famílias. (Fonte: Anuário Estatístico da China).

 

Paraná investe na inteligência artificial para alunos com deficiência visual

Uma conquista emocionante para a inclusão social está transformando vidas de alunos com deficiência visual no Paraná. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está entregando os óculos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 e oferecendo o treinamento para uso. Todos os 147 alunos com cegueira total matriculados na rede estadual receberão o dispositivo tecnológico.

Cerca de 65 estudantes já receberam o seu “Óculos Amigo”, nome escolhido para o projeto. A entrega já ocorreu em 38 municípios, incluindo Apucarana, Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Londrina, Matinhos, Guaratuba, Foz do Iguaçu e Cascavel.

O uso dos dispositivos não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas auxilia também no dia a dia dos alunos no ambiente familiar. As equipes técnicas da SEI estão percorrendo o Paraná para entregar os óculos, aluno por aluno, e fazer o treinamento completo para uso do Orcam MyEye 2.0.

ROBERTO MONTEIRO PINHO - Jornalista, escritor, CEO em Jornalismo Investigativo, ambientalista, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, Associação Emancipacionista da Região da Barra da Tijuca - AEBAT. Membro da ALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, Técnico em Arbitragem. (Lei 9307/1996). Ex - Dirigente da Central Geral dos Trabalhadores – CGT, Observador para Assuntos sobre Liberdade de Imprensa no Parlamento Europeu e Direitos Humanos na ONU. Editor Executivo da Revista PeopleNews Brasil-USA. Jornal Tribuna da Imprensa Online. Escreve para Portais, sites, titular de blog de notícias Nacionais e Internacionais, blog Análise & Política. Repórter Correspondente de Guerra. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit. Topbooks), e dos livros e-book: “Os inimigos do Poder”,”Mr Trump na visão de um jornalista brasileiro”,  “Quando ouço uma Canção” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."

Contato: robertompinho@yahoo.com.br

@robertomonteiropinhooficial