Busca:

quarta-feira, 14 de junho de 2023

 

ROBERTO MONTEIRO PINHO

ZANIN: Lula e Pacheco já garantiram os votos para aprovar o novo ministro do STF

O líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), declarou a jornalistas na terça-feira (13/6) que seu partido decidiu, por unanimidade, votar favoravelmente à indicação de Cristiano Zanin para a vaga no STF (Superior Tribunal Federal). Segundo avaliação da bancada de apoio ao governo, Zanin poderá ser aprovado com 52 a 56 votos. Outros mais otimistas preveem 60 votos.

A sabatina de Zanin para o STF será realizada em 21 de junho. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, concordou com um “rito acelerado”, segundo o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

CPMI mira Bolsonaro, convoca assessores e ex-ministro

A CPMI do 8 de janeiro aprovou na terça-feira (13) um requerimento para solicitar o acesso aos extraídos durante a quebra de sigilo do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além das informações de Bolsonaro, os parlamentares também vão pedir à Polícia Federal acesso aos dados dos celulares do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Torres e Cid também serão convocados a prestar esclarecimentos à comissão.

Miriam Leitão furiosa, detona Lula por indicação Zanin para o STF

A jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, criticou o governo Lula, por conta da indicação de Cristiano Zanin, advogado de Lula, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo disparou no seu Instagram: "A indicação dele é um retrocesso institucional, porque é um advogado pessoal". O clima da indicação de Cristiano Zanin para o STF, martelada pela oposição, ganhou denssidade após o post da jornalista.

Ministra do Turismo é mantida por Lula, mas pressionada pode deixar a pasta

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirmou que "está à disposição" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra teve uma reunião com Lula no Palácio do Planalto na manhã de terça-feira (13/6), depois que se intensificou a cobrança do União Brasil para que ela seja demitida do cargo e que no seu lugar seja nomeado o deputado Celso Sabino (União-PA)."Estou à disposição do presidente. Fui uma indicação dele. Estou aqui pra contribuir pro Brasil", afirmou Daniela antes de entrar em uma conversa reservada com deputados da Comissão do Turismo. "Está tudo sob controle", acrescentou.

Pressão do União Brasil envolve troca de votos no Congresso

A troca no Ministério do Turismo foi prometida a deputados do União com a expectativa de que o partido entregue mais votos favoráveis ao governo na Câmara. Depois da reunião com Lula, que durou 1h30, o governo informou que Daniela segue no cargo até a próxima quinta-feira, quando está marcada uma reunião ministerial.

Mas parlamentares do União esperam que um novo ministro seja nomeado nos próximos dias.Antes de virar o principal foco de preocupação para o governo em meio a dificuldades com o Centrão na Câmara, Daniela já tinha sido convocada a apresentar planos para o ministério em sessão na Comissão de Turismo. A audiência foi mantida nesta terça-feira.Nos últimos dias, o marido da ministra, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), vem tentando manter Daniela no cargo. Ele criticou a troca de Daniela por Celso Sabino dizendo que o deputado já foi bolsonarista.

LULA: Acordo livre comércio entre União Europeia e Mercosul é derrotada

A Assembleia Nacional da França (câmara baixa do Parlamento francês) aprovou nesta terça-feira (13/06) uma resolução contra a ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, negociado há mais de duas décadas e que neste ano vive um novo momento de impulso político.

No total, 281 deputados franceses se manifestaram a favor e 58 contra um texto que havia sido proposto por parlamentares de diferentes grupos políticos da oposição, que vão da esquerda ecológica aos conservadores, enquanto o bloco governista insistiu que os argumentos apresentados são, em fato, idênticos à posição já defendida pelo governo do presidente francês, Emmanuel Macron. A resolução não tem poder de lei, mas representa um revés político em relação às negociações e as pretensões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para concluir o pacto comercial até o final deste ano.

Pesquisa indica vitória de candidato de centro a presidência da Guatemala 

A Guatemala caminha para um "modelo autoritário" com a perseguição de ex-promotores antimáfia, juízes independentes e jornalistas, afirmou, em entrevista à AFP, o ex-diplomata Edmond Mulet, candidato de centro à Presidência nas eleições de 25 de junho.

Ex-funcionário do alto escalão da ONU, Mulet lidera as pesquisas de intenção de voto, juntamente com a ex-primeira-dama social-democrata Sandra Torres e a conservadora Zury Ríos, filha do ex-ditador Efraín Ríos Montt (1982-1983).

A crise em Angola

Em Angola, o aumento nos preços dos combustíveis foi a "gota que fez transbordar o copo", gerando várias manifestações nos últimos dias, num contexto económico já bastante complicado para os angolanos com menor poder de compra.

A DW África questionou a analista angolana de política e economia internacional Emília Pinto para entender melhor as manifestações num momento de fragilidade económica, marcado pelo aumento de preços.

Há uma luz no fundo do túnel para melhorar a qualidade de vida e o poder de compra dos cidadãos? Segundo a analista, enquanto durarem os processos de registros sobre quem deve, ou não, receber as subvenções e do Estado, e enquanto o dólar valorizar-se frente ao Kwanza, ainda teremos "convulsões sociais". (Por: DW África).

Neymar está negociando a compra do Santos.

No futebol brasileiro, não é novidade para nenhum torcedor que Neymar viveu grande auge com as cores do Santos. O craque da camisa 10 é cria do Peixe e, antes de ir para o velho continente, conquistou Libertadores, Copa do Brasil e Estaduais Paulista. Tudo indica que o craque terá um novo capítulo no futuro.

Negócio está bem avançado...

A matéria sobre o assunto já ganhou as páginas dos veículos esportivos. Em entrevista ao ‘Deu Zebra Cast’, Sormani fez a incrível revelação que Neymar pode comprar o Santos no futuro. O jornalista afirma que não se trata de uma informação, apenas de uma achismo, e ainda cita o nome de Lionel Messi que já está de malas pronta para uma equipe dos Estados Unidos.

Corinthians: Luxemburgo detona jogadores com aval da Gaviões da Fiel 

O treinador Vanderlei Luxemburgo promove uma série de mudanças no elenco alvinegro, tendo inclusive, apoio da Gaviões, principal torcida organizada do time paulista que deu 'aval' para o técnico.

Luxemburgo já vem fazendo algumas modificações na equipe, como por exemplo liberar Du Queiroz, que passará a ser jogador do Zenit no mês que vem e não joga mais pelo Corinthians.

Outra mudança foi a saída de alguns 'medalhões' do time titular, como é o caso de Balbuena e até mesmo Yuri Alberto, que foi reserva na última partida. No entanto, a ausência que mais surpreende é a de Giuliano, que segundo a informação da Rádio Itatiaia, não vem treinando nem mesmo com os reservas. (Com: informações: somosfanaticos.fans).

Roberto Monteiro Pinho - jornalista, escritor, ambientalista, influencer, CEO em jornalismo Investigativo e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI. Escreve para Portais, sites e blog de notícias nacionais e internacionais. Autor da obra: Justiça Trabalhista do Brasil (Edit, Topbooks), e lançamento dos livros “Os inimigos do Poder” e “Manual da Emancipação”.

"Esta publicação opinativa encontra-se em conformidade com a LGPD, lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018."