Busca:

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Digital Analys-influencer

ANÁLISE & POLÍTICA

O radar da disputa pela presidência em 2022


Faltando menos de um ano para as eleições presidenciais , entre notáveis e figuras inexpressivas, se apresentam como pretensos candidatos. Sérgio Moro após negar candidatura, retornou dos EUA e filiou-se ao PODEMOS e vai aproveitar a visibilidade a partir de promessas sobre os bastidores da Lava Jato. Enquanto Jair Bolsonaro (sem partido),está prestes a assinar no PL de Waldemar da Costa Neto. O mandatário parece acondicionar energia para turbinar a reeleição a partir de março de 2022.

Os nomes que já estão na disputa

Bolsonaro (sem partido), Lula (PT) Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDBSP), Sérgio Moro (PODEMOS), Felipe d'Ávila (NOVO) Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB) e Cabo Daciolo (PMB).

Pré-candidatos ao governo no Rio de Janeiro

As eleições para governador do Estado do Rio de Janeiro já conta com vários nomes que se articulam em busca de alianças e apoios. O governador Cláudio Castro (PL), concorrerá à reeleição, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) já se apresentam como possíveis candidatos. Repetindo o embate entre a direita e a esquerda no estado, com o registro de três derrotas para Freixo, que tem eleitorado mapeado no meio estudantil.

Os pré-candidatos são o governador Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT), Felipe Santa Cruz (PSD), Marcos Capute (sem partido), Garotinho (UB), Waguinho (UB) e Hamilton Mourão (PRTB).

 

STF: PEC da Bengala

Deputados bolsonaristas continuam empenhados em aprovar a PEC da Bengala e fazer com que Rosa Weber e Ricardo Lewandowski se aposentem. O objetivo dos parlamentares que apoiam Bolsonaro é oxigenar a Suprema Corte. Isto porque os magistrados suspenderam o Orçamento Secreto e decidem mais politicamente que pelo viés da Constituição.

Os defensores da proposta querem que os magistrados da Corte se aposentem novamente aos 70 anos. Desta forma, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, (que têm hoje 73), teriam que deixar a Corte. Isso permitiria que Bolsonaro pudesse indicar mais dois nomes para o Supremo

“Vamos enquadrar o STF...”

Os bolsonaristas sabiam que a proposta passaria na CCJ, presidida por Bia Kicis. Agora a articulação será para aprovar o texto no plenário da Câmara. “Vamos enquadrar o STF, mas nas quatro linhas da Constituição”, ironizou um articulado aliado de Bolsonaro.

Em 2015, Eduardo Cunha era o presidente da Câmara e criou a PEC para impedir que Dilma Rousseff indicasse mais ministros para o STF. O projeto fez com que a aposentadoria dos ministros de tribunais superiores passasse de 70 para 75 anos.

Fux defende a manutenção da aposentaria após idade de 75 anos

Nesta sexta-feira (26/11), a deputada federal Bia Kicis rebateu uma declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, a respeito de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define os 70 anos como a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do STF e outras Cortes. Ela criticou o fato de ninguém do Supremo ter comentado nada quando os parlamentares elevaram a idade de aposentadoria para 75 anos.

O texto aprovado na CCJ revoga a chamada PEC da Bengala, que foi aprovada em 2015. Na ocasião, o Congresso elevou para 75 anos a idade de aposentadoria, o que impediu Dilma de indicar mais ministros para o STF. Diante da situação, Fux concedeu uma entrevista ao jornal O Globo e disse que, caso o Congresso aprove a medida, isso seria uma violação da harmonia entre os poderes.

STF: Sabatina de Mendonça marcada para o dia 1º de dezembro

Após o senador David Acolumbre (DEM-AP) travar a sabatina por mais de quatro meses, (Andre Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro em 13 de julho). O ex-ministro da Justiça foi indicado à vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Segundo fontes do legislativo federal, ele tem chance de ser aprovado na sabatina.

O esforço concentrado para a votação de autoridades foi marcado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para zerar a fila de indicações de autoridades. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) será relatora da indicação.

Passando pela sabatina na CCJ, Mendonça precisa ter seu nome aprovado pelo plenário do Senado. Com o aval dos senadores, ele poderá enfim ocupar a 11ª cadeira do Supremo, em substituição ao ministro Marco Aurélio Mello.

Nova variante do coronavírus

 

Angelique Coetzee, a médica sul-africana que primeiro identificou a nova variante ômicron do coronavírus, diz que os pacientes infectados até o momento mostram "sintomas extremamente leves" — mas mais tempo ainda é necessário para avaliar o efeito em pessoas vulneráveis. Ela conta que o primeiro caso foi identificado por volta de 18 de novembro.

"Tudo começou com um paciente com sintomas leves. Ele dizia estar com um cansaço extremo nos dois últimos dias e tinha dores no corpo e um pouco de dor de cabeça. Nem sequer uma dor de garganta, mas algo como uma garganta arranhando. Sem tosse, nem perda de olfato ou paladar", relatou à doutora Coetzee, em entrevista à BBC News.

"Porque era muito incomum para esse paciente em específico ter esse tipo de sintomas, eu decidi testar. Fizemos um teste rápido, e deu positivo", disse a médica, que então testou toda a família do paciente, com resultados positivos para o coronavírus, todos com sintomas leves.

Indicação para quarta onda do coronavírus

A variante ômicron (antes chamada de B.1.1.529) foi detectada na África do Sul trouxe apreensão dos governos e dos cientistas pela quantidade e pela alarmante variedade de mutações, algumas delas inéditas.

Na avaliação é da diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a brasileira Mariângela Simão, o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. Ela abordou a situação da pandemia durante sua participação na conferência na abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

"Estamos vendo a ressurgência de casos de Covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso que há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia", declarou Mariângela Simão.

Renato gaúcho já é “persona non grata” no Flamengo

“O futuro de Renato Gaúcho no Flamengo é o portão da saída da Gávea”, expressou um chefe de torcida. O treinador pode sair antes do próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, no jogo contra o Ceará. A chance dele permanecer no clube é remota.

Para piorar, a avaliação interna de seu trabalho é ruim por causa dos treinos, esquemas táticos e preleções, especialmente na comparação com Jorge Jesus, grande xodó do torcedor rubro-negro.

Na reunião da cúpula do Flamengo na segunda-feira (29/11) a pauta é a saída de Renato Gaúcho. A diretoria majoritária quer a dispensa logo após a reunião. A permanência temporária do treinador pode atrapalhar a reeleição de Rodolfo Landim que lidera as pesquisas com larga vantagem.

Dólar

O dólar fechou em alta de 0,54%, negociado a R$ 5,5948 na venda, em linha com a fraqueza internacional das moedas emergentes na sexta-feira (26/11)e a busca dos investidores por segurança. Ainda assim, a cotação ficou bem distante das máximas intradiárias, o que alguns especialistas atribuíram à alta taxa de vacinação da população brasileira.

Wall Street,

Em Wall Street, os índices também registraram fortes perdas. O Dow Jones cedeu 2,53%, a 34.899 pontos, o S&P 500 teve baixa de 2,27%, a 4.594, e o Nasdaq caiu 2,23%, a 15.491 pontos.

Todos os setores do S&P 500 recuaram por conta da nova variante, com o setor de energia liderando as perdas em 4,04%, e o setor de saúde sofrendo o impacto mais ameno, 0,45%. As operadoras de cruzeiros Carnival Corp, Royal Caribbean Cruises e Norwegian Cruise Line despencaram mais de 10% cada. United Airlines, Delta Air Lines e American Airlines também afundaram mais de 8%.

Apesar da liquidação, os participantes do mercado observaram que a queda foi provavelmente exagerada pelo volume reduzido de negociação nesta sessão, que teve menos horas de duração por causa do feriado de Ação de Graças na quinta-feira (25/11).

Ibovespa

No mercado de ações, o dia também foi marcado pelo otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 105.811 pontos, com alta de 1,24%. O indicador atingiu o maior nível desde o dia 12 de novembro.

As ações da Petrobras puxaram a alta, após a estatal divulgar o plano de negócios de 2022 a 2026. Os papéis ordinários (com direito a voto em assembleia de acionistas) subiram 4,13%. As ações preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) valorizaram 4,41%.

Sem fatores internacionais, o mercado reagiu motivado pela economia brasileira. A divulgação de que a prévia a inflação oficial atingiu 1,17% em novembro, acima das expectativas, reforçou a pressão para que o Banco Central acelere o aumento da taxa Selic (juros básicos da economia). Taxas mais altas estimulam a aplicação de capitais internacionais no Brasil.

O fechamento de um acordo para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios na próxima terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado também aliviou as pressões sobre o mercado. Apesar de a proposta liberar R$ 106,1 bilhões no Orçamento do próximo ano, os investidores acreditam que a PEC terá menos impacto que um eventual decreto de calamidade pública que permita gastos fora do teto.

Imagem: Internet

Roberto Monteiro Pinho - jornalista, escritor e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI.