Busca:

domingo, 26 de novembro de 2017

Advocacia em alta...

A advocacia brasileira estará agitando São Paulo nos dias 27 a e 30 de dezembro com a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.  O tema deste ano é “Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania”. A Conferência é realizada em parceria entre o Conselho Federal da OAB e a Seccional de São Paulo

Mais de um milhão de advogados

O número de advogados credenciados a atuar (são 1.134.746). Alem desses profissionais, flutuam no mercado 1,6 milhão de bacharéis em direito. No ranking dos estados São Paulo lidera com 310.718 advogados inscritos, segundo do Rio de Janeiro com 152.408 e Minas Gerais com 118.893.

Lutam para fazer valer suas prerrogativas

Um contingente humano que gera e move a máquina judiciária brasileira, mas que ainda luta para que juízes e serventuários respeitem as suas prerrogativas (art. 133 da CF).

A maior Delegação.

O Rio de Janeiro, seguida do estado anfitrião é o que mais inscreveu advogados para a Conferência. E a subseção campeã é a da cidade de Niterói (RJ).

Política

Na mesma Conferência, serão firmados acordos e compromissos políticos que regem a estrutura da instituição, e já definem entre outros quem será o candidato de consenso para ser o próximo presidente da segunda maior instituição associativa de profissionais do direito no mundo. As lideranças da advocacia estarão presentes.



O presidente da seccional do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz (que se destacou pela defesa das prerrogativas profissionais e deu estabilidade administrativa a instituição), está cotado para ser o próximo defensor dos seus colegas a frente da Ordem brasileira. As eleições acontecem no mês de dezembro de 2018.